Laika

Nick Abadzis

Coleção Barricada

R$ 59,00

Em plena Guerra Fria, a União Soviética tomou a dianteira na corrida espacial ao colocar em órbita, em 1957, um satélite artificial que transportava o primeiro ser vivo a ir para o espaço: a cadelinha Laika.

Nesta HQ roteirizada e ilustrada por Nick Abadzis, traduzida para 12 idiomas, a história dessa pequena heroína soviética é contada em detalhes, em uma mescla magistral de realidade e ficção.

Na forma, é uma novela ilustrada, com ritmo, pegada, roteiro veloz, diálogos exatos e desenhos fulgantes. Quadrinho de gibi, como deve ser. No conteúdo, é um livro sobre apegos, afetos e insistências. Coloca em cena pelo menos dois personagens reais diante de uma conjuntura global a afetar vidas e expectativas. Da trama emerge um minucioso trabalho sobre escolhas, sobre a ligação entre a cadela mais conhecida da história e sua treinadora no programa espacial soviético, durante a vertigem da Guerra Fria.

Surge aqui também o drama de um pioneiro da ciência que, à testa de um formidavél investimento em inovação e tecnologia, muda a percepção da humanidade sobre o espaço que nos cerca. Como pano de fundo há a construção de um sonho de igualdade entrecortado pela aspereza de sua edificação concreta.


"Laika, o todo, estrai daí seu impulso vital, do que é aparentemente acessório em premências universais e assim se faz incômodo e lírico, numa tensão a latejar na cabeça do leitor até bem depois de fechada a última página." - Gilberto Maringoni

"Uma obra-prima luminosa." - Kirkus Reviews

"Um destaque" - Publishers Weekly

"Tenha lenços de papel à mão" - School Library Journal