A ascensão da China a potência mundial já é realidade há alguns anos mas continua desafiando explicações convencionais, não apenas as do “pensamento único” neoliberal como também as marxistas mais tradicionais. É este o tema de capa da nova edição da Margem Esquerda, que traz perspectivas diversas que buscam desvendar o enigma chinês. Com dossiê coordenado por João Quartim de Moraes e Fernando Garcia, o Número abre com uma longa entrevista comandada por Luiz Felipe Osório e Gilberto Bercovici com o professor de geopolítica econômica José Luis Fiori. O dossiê sobre o gigante asiático conta com cinco artigos que procuram mapear através de análises concretas o “equilíbrio sinérgico” entre a planificação e as forças do mercado” responsável pelo seu êxito.
Já Maurilio Botelho e Marcos Barreira enxergam na euforia em torno do fenômeno chinês um eco do falatório (hoje quase esquecido) sobre o “milagre japonês” e os Tigres asiáticos. Abrindo a seção de artigos, eles analisam a ascensão chinesa das duas últimas décadas à luz da crítica do valor e sua teoria da crise. A política nacional e o governo Bolsonaro são temas dos artigos de Luiz Bernardo Pericás e Juliana Paula Magalhães. Jorge Fornet aborda as recentes manifestações que tem chacoalhado a ilha de Cuba e Fabio Luis Barbosa dos Santos interpreta as rebeliões ocorridas em diversos países sul-americanos ao longo do último ano como Colômbia, Peru e Chile. Friedrich Engels é tema de artigo de Wolfgang Streeck e Slavoj Žižek aborda os temas do capitalismo e ecologia pela ótica de Karl Marx e Jacques Lacan.
José Arthur Giannotti e Alípio Freire ganham incisivas homenagens pela ótica de Lidiane Soares Rodrigues e Tatiana Merlino. O editor de poesia Flávio Wolf de Aguiar apresenta o trabalho do escritor Hsi Tseng Tsiang e o ensaio visual que atravessa as páginas da revista é assinado por Zhang Huan, com curadoria de Francisco Klinger Carvalho, editor de arte da revista. A edição também inaugura uma nova seção da revista, dedicada a apresentar publicamente pareceres de textos enviados para avaliação cega na revista, revelando nossos critérios editoriais.