Vencedor do 1º Prêmio Filex de ilustração e livro ilustrado e agora publicado pela Boitatá, O invasor é quase uma brincadeira entre o objeto livro e quem o lê. O leitor é convidado a participar da aventura na floresta e contar sua própria história.
O invasor se destacou entre os 520 projetos inscritos na primeira edição do prêmio. Segundo parecer dos jurados – composto pela escritora e tradutora Nina Rizzi (Brasil), pela editora Ariana Squilloni (Itália-Espanha), pelo ilustrador Piet Grobler (África do Sul), pelo autor e pesquisador Odilon Moraes (Brasil) e pela artista e curadora Flávia Bomfim (Brasil) –, a obra conta com uma composição madura: “Há muita liberdade ao jogar com as cores e com os personagens. O projeto nos seduz pela sofisticação e pelo senso de humor. Aqui quem lê é convidado a entrar no jogo narrativo cruzando as linhas que separam a realidade da ficção.”
A publicação tem como base a cooperação entre agentes do ecossistema do livro ilustrado: o festival Filexpandido, a editora Boitatá, os clubes de Leitura Quindim e Canto da Sabiá, além do espaço de formação Lugar de Ler.