Dossiê | Enfrentando a crise climática

Uma seleção de conteúdos para pensar e agir diante da emergência climática.

Enfrentando o Antropoceno, de Ian Angus
Quando começou o Antropoceno? Apesar de o termo se popularizar apenas em meados dos anos 2000, a discussão sobre a presença do homem no mundo e sua intervenção na natureza não é nova. Lançado originalmente em 2016, Enfrentando o Antropoceno, do canadense Ian Angus, é um estudo sobre o impacto do homem na Terra.

Terra viva: minha vida em uma biodiversidade de movimentos, de Vandana Shiva
Autora de importantes obras que discutem os ataques ao meio ambiente por grandes empresas e o efeito desastroso de um mau uso do solo, a doutora em física quântica e ativista ambiental Vandana Shiva faz nesse livro uma volta a suas raízes, revendo uma trajetória que acabaria por definir os movimentos em que se engajou. Assim, ela aborda fases como a infância rural vivida na Índia, sua criação na fazenda dos pais em meio às florestas, a educação libertária que recebeu deles, passando pela mudança de vida e de perspectiva que teve ao entrar na faculdade e viver em grandes centros urbanos na Índia e no exterior. Tudo isso culminando na descoberta dos movimentos de luta em defesa da natureza e dos povos nativos e de sua influência na política ambiental mundial.

Abundância e liberdade, de Pierre Charbonnier
Primeiro livro do francês Pierre Charbonnier publicado no Brasil, a obra traz uma profunda investigação filosófica sobre as origens e o significado da história ambiental. Ao abordar um contexto de brutais mudanças ecológicas, climáticas, políticas e sociais, o livro marca um novo desafio: o de reconstituir os arranjos entre sociedade e natureza tendo em vista as categorias políticas modernas sobre as quais foram assentados.   

O ecossocialismo de Karl Marx, de Kohei Saito
Quais foram as contribuições de Karl Marx ao que chamamos hoje de ecossocialismo? O pensador alemão analisava a relação entre homem e natureza? É possível construir o socialismo em planeta arrasado? A obra do filósofo Kohei Saito, além de ser uma contribuição essencial para os debates sobre a contradição entre um sistema capitalista e a preservação da natureza, é um minucioso estudo da evolução dos trabalhos de Marx em relação ao tema homem e natureza. Saito apresenta ao leitor o caminho traçado por Marx para abandonar a ideia de que a produtividade agrícola poderia aumentar indefinidamente no socialismo.

O solovo movediço da globalização, de Thiago Aguiar
Revelação das complexas relações entre a Vale S.A., seus trabalhadores e o meio ambiente. Analisa as operações da empresa no Brasil e no Canadá, explorando questões ambientais e trabalhistas. Um olhar sobre a interseção da destruição da natureza e da exploração do trabalho no setor de mineração.

Margem Esquerda #42 | Crise ecológica
As intersecções entre marxismo e ecologia estão no centro desta edição da Margem Esquerda. Abrindo o volume, John Bellamy Foster repassa sua trajetória intelectual e política e reflete sobre os desafios do presente em conversa com Michael Löwy, Maria Orlanda Pinassi e Fabio Mascaro Querido. Um dos mais importantes intelectuais marxistas em atividade, em especial por suas intervenções no debate ecológico, Foster avançou como poucos numa compreensão da obra de Marx que não apenas a coloca em diálogo com as abordagens ecológicas mais recentes, como também visualiza as chaves para uma explicação materialista da atual crise ecológica. O dossiê “Marxismo, capitalismo e ecologia”, esquadrinha o problema em quatro ensaios afiados que buscam articular a teoria e prática do ecossocialismo diante de um cenário cada vez mais urgente de crise climática e civilizatória. Organizado por Fabio Mascaro Querido, o dossiê conta com ensaios de Michael Löwy, Luiz Marques, Ana Paula Salviatti, Arlindo Rodrigues e Allan da Silva Coelho.

Margem Esquerda #29 | Lutas indígenas
A edição se debruça sobre a questão da terra no Brasil, em dossiê organizado pela pesquisadora Silvia Adoue.  A expansão das cadeias extrativistas e as lutas e movimentos indígenas que se organizam por toda a América Latina são temas pulsantes nessa edição, assim como a ascensão global da direita, a precarização e perda de direitos da classe trabalhadora, o desmatamento e a degradação do meio ambiente.


Guia de leitura | Enfrentando o Antropoceno | ADC#36
Guia de leitura | Terra viva | ADC#41
Teses sobre a catástrofe (ecológica) iminente e as formas (revolucionárias) de evitá-la, por Michael Löwy
Os desafios da reconstrução das cidades do Rio Grande do Sul, por Raquel Rolnik
O nome do culpado é capitalismo, por Luis Felipe Miguel
O negacionismo climático de Eduardo Leite, por Matheus Gomes
O fim do capitalismo como alternativa ao fim do mundo, por Alexandre Araújo Costa
Revolução ou ruína, por Jodi Dean
Crise climática, abundância material e emancipação, por Fabio Mascaro Querido
Marxismo, capitalismo e ecologia, por Artur Renzo
O que é ecofeminismo?, por Vandana Shiva
A batalha das sementes, por Vandana Shiva
A comida é o que liga a terra, as plantas e as nossas entranhas, por Vandana Shiva
Vandana Shiva e as sementes como poesia da vida, por Geni Núñez
Rasgos, remendos e costuras indígenas, por Vinício Carrilho Martinez, Marcia Camargo e Erilza Braz dos Santos
Urbanização e crise ambiental: entrevista com Mike Davis
A cadeia alimentar, por Mauro Iasi
Entre a destruição da natureza e a dilapidação do trabalho, por Ricardo Antunes
Cuba: ecologia e revolução, por Luiz Bernardo Pericás
Só um radical ecossocialismo democrático pode mudar o horizonte, por Nancy Fraser
Ecodecálogo: dez mandamentos para salvar a vida neste planeta, por Michael Löwy