Cultura inútil | Líder ou messias: o que “as massas” querem?

De Freud a Ozzy Osbourne, passando por Fernando Pessoa, Octavia Butler e Aristóteles, Mouzar Benedito faz uma seleção de frases sobre líderes e messias.

Foto: Matheus Câmara da Silva (Unsplash).

Por Mouzar Benedito

“Miserável país aquele que não tem heróis. Miserável país aquele que precisa de heróis”, disse Bertolt Brecht. Pensei em substituir a palavra heróis por líderes, mas às vezes há líderes que não tornam miseráveis os seus seguidores. Mas muitos seguidores de líderes querem mesmo é um messias, um enviado divino (embora eu ache que estejam mais para satânicos) que lhe trará a nova era que desejam, que certamente não é o que um messias da concepção “normal” traria: paz e prosperidade.

Os líderes-messias atuais no Brasil (no mundo também, mas basta ver o que acontece no “nosso” país) são catastróficos, cheios de ódio e não pretendem trazer paz nem prosperidade, mas seus seguidores os seguem assim mesmo. O que interessa é a ideologia teocrática (corrijo, diabólica), belicista e imbecilizada transmitida pelo líder-messias, mesmo que ele traga miséria, desgraça e ódio. Nada disso importa, o que interessa é que esse líder-messias defenda seus “valores”. Vide o ex-presidente e alguns assemelhados, como um que concorreu à prefeitura de São Paulo e que pretende concorrer à presidência da República. Pior: com o risco de vencer, como seu próprio líder venceu em 2018.

Fico pensando no tempo da imprensa alternativa, que a grande imprensa chamava ironicamente de nanica porque eram tabloides. Pois os ex-grandalhões Folha de São Paulo e Estado de São Paulo agora são nanicos, de acordo com esse conceito. Só que os nanicos alternativos de “antigamente” a gente lia com prazer, com gosto, como alternativa à tranqueira da grande imprensa, e os neonanicos Folha e Estado a gente lê por falta de alternativa. Bom, o que queria a imprensa alternativa? Uma coisa que dizíamos era dar voz a quem não tem. Víamos as “massas”, como a esquerda nomeava o povo, sem voz, calada e oprimida, e queríamos “dar voz a elas”. Ah, arrependimento! Vieram as chamadas mídias digitais que deram voz a elas. E que desgraça! O que elas tinham e têm a dizer é ódio a quem a defende, imbecilidade, negativismo e outras coisas que não eram o que esperávamos.

Tenho uma coletânea de frases que colhi por aí e resolvi publicar agora, depois das eleições municipais que mostram muito do que o tipo de líder que “as massas” querem e elegem. Mas antes de colocar aqui, lembro uma coisa que me irrita demais: chamar líder de liderança. “O fulano de tal, liderança do grupo, disse isso e aquilo”. Ora! Liderança não é uma pessoa, é a função do líder, capacidade de liderar. Quem lidera um grupo é líder. Acredito que essa mania besta de chamar líder de liderança é coisa de uns movimentos do exterior que pretendiam tornar mais modesta a figura do líder e foi trazida para cá pela esquerda. Coisa besta que a esquerda diz e a imprensa repete. Nesse sentido, a mídia, sempre disposta a repetir bobagens, costuma publicar, por exemplo, que “o Planalto disse…”, como se o Palácio do Planalto, e não seu ocupante-mor falasse alguma coisa. Bobagem atrás de bobagem.

É melhor parar por aqui e ir às frases que colecionei. 

Sigmund Freud: “As massas são um rebanho dócil que não pode viver sem dono. Ela tem tanta sede de obediência que se submete institivamente a qualquer um que afirma ser um mestre”.

***

Augusta Amiel-Lapeyre: “O homem precisa tanto de orientação que aceitará até mesmo um tirano”.

***

Gustave Le Bon: “A multidão está sempre pronta para ouvir o homem forte que sabe se impor. Os homens reunidos numa multidão perdem toda a força de vontade e confiam na pessoa que possui a qualidade que lhes falta”.

***

Hermann Hesse: “Aquele que não sabe pensar e assumir responsabilidades por conta própria precisa de um líder e o invoca”.

***

Papa Francisco: “As pessoas percorrem laboriosamente as planícies da vida cotidiana e precisam ser guiadas por quem é capaz de ver as coisas do alto”.

***

Pino Aprile: “Quando vários membros da mesma espécie se reúnem, a capacidade coletiva de pensamento é regulada para a do mais burro”.

***

Gandhi: “São os seguidores que fazem um líder. Ele reflete mais claramente as aspirações latentes entre as massas”.

***

Marquês de Vauvenargues: “Quem nasceu para obedecer, obedecerá mesmo no trono”.

***

Provérbio argelino: “O Messias curou os cegos e os leprosos, mas nunca os tolos”.

***

Federica Montseny: “Não precisamos de nenhum messias e de nenhuma concepção estéril de um deus que nos ameace com o inferno e o purgatório”.

***

Raul Seixas: “Pagam para ver um Deus, alguém que lhes aponte o caminho em cima do palco, mas eu não sou um líder. Eu sou o líder dos líderes”.

***

Ozzy Osbourne: “Eu sou um comerciante. Eu sou um líder. Eu sou um salvador, eu sou um pecador, eu sou um assassino. Eu vou ser o que você quer que eu seja”.

***

Errico Malatesta: “O maior perigo que ameaça o movimento operário é a tendência dos líderes de verem a propaganda e a organização como uma profissão”.

***

John Stott: “O principal perigo do trabalho de liderança é o orgulho”.

***

Ken Adelman: “Um líder sabe o que precisa ser feito; um gerente só sabe fazer isso”.

***

Warren G. Bennis: “Gerentes são pessoas que fazem as coisas da maneira certa. Líderes são pessoas que fazem a coisa certa”.

***

Harry Gordon Selfridge: “O chefe depende da autoridade; o líder, de boa vontade”.

***

Charles Bukowski: “Os chefes? Sem alma e de intelecto medíocre, implacável com os subordinados”.

***

Fernando Pessoa: “Precisar dominar os outros é precisar dos outros. O chefe é um dependente”.

***

Paul Valéry: “Um chefe é um homem que precisa dos outros”.

***

Haile Selassie: “Liderança não significa dominação. O mundo está sempre abastecido com pessoas que pretendem governar e dominar os outros”.

***

General Norman Schwarzkopf: “Noventa e nove por cento das falhas de liderança são falhas de caráter”.

***

Lema da Alemanha nazista: “Um povo, um império, um líder”.

***

Jane Pauley: “Não estou interessada em ser uma líder, mas sim em fazer parte de uma equipe vencedora”.

***

Francesco Totti: “Sinceramente, nunca gostei da palavra líder, mais do que tudo me coloco à disposição da equipe”.

***

Leandro Karnal: “Quem respeita o governador e não respeita a faxineira não é um líder, e sim um interesseiro”.

***

Mary Kay Ash: “Uma líder de sucesso lidera de três maneiras: pelo exemplo, pelo exemplo e pelo exemplo”.

***

Dacia Maraini: “Em primeiro lugar, bom exemplo. Quem lidera deve comportar-se melhor que os outros, caso contrário perde a autoridade”.

***

Albert Einstein: “Liderar pelo exemplo não é a forma mais importante de influenciar os outros, mas é a única forma”.

***

Albert Camus: “Não ande na minha frente, eu posso não te seguir. Não ande atrás de mim, eu não posso liderar. Apenas ande ao meu lado e seja meu amigo”

***

Ditado popular: “Onde vai o cachorro, vão as pulgas”.

***

Robert Lindner: “Em todos os movimentos e cruzadas, é justamente o psicopata que se torna o líder”.

***

São Mateus, evangelista: “Se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova”.

***

Octavia Butler: “Ser liderado por um tolo é ser liderado pelos oportunistas que controlam o tolo”.

***

Sun Tzu: “O líder é o sustentáculo do grupo: se for forte em todos os aspectos, o grupo será forte: se está defeituoso, o grupo será fraco”.

***

Lao Tzu: “Para liderar outros, caminhe atrás deles”.

***

Montesquieu: “Para ser realmente grande, você tem que estar com as pessoas, não acima delas”.

***

James Cook: “Quem quiser reger uma orquestra deve virar as costas para o público”.

***

Napoleão Bonaparte: “Só se pode liderar um povo mostrando-lhe o futuro: um líder é um comerciante de esperança”.

***

Kaiser Guilherme II da Alemanha: “Estamos destinados a grandes coisas e eu vos conduzo a momentos maravilhosos”.

***

Max Weber: “Em uma democracia as pessoas escolhem um líder em quem confiar. Então, o líder escolhido diz: ‘Agora calem a boca e me obedeçam’. Pessoas e partidos não são, então, livres de interferir em seus negócios”.

***

Weber, de novo: “A pessoa carismática é uma força não racional e, portanto, revolucionária, que provoca mudanças o impor seu carisma”.

***

Nelson Mandela: “Os verdadeiros líderes são capazes de sacrificar tudo pelo bem do seu povo”.

***

Mandela, de novo: “Eu não era um messias, mas um homem comum que se tornou líder devido às circunstâncias extraordinárias”.

***

Stephen Vizinczey: “Todo recém-nascido é um messias – infelizmente ele se tornará um patife comum”.

***

Rosalynn Carter: “Um líder leva pessoas para onde elas querem ir. Um grande líder leva pessoas aos lugares em que ela não necessariamente querem ir, mas deveriam ir”.

***

James Callaghan: “Um líder deve ter coragem de agir contra os conselhos dos especialistas”.

***

Evelyn Waugh: “Churchill foi apenas uma personalidade radiofônica que sobreviveu ao seu próprio apogeu”.

***

Andy Dunn: “Lincoln foi um messias americano, aparentemente enviado por Deus para salvar nosso país, nossa união e nossa alma”.

***

Thomas Huxley: “A ciência reconhece muitos profetas, mas não há nem mesmo uma promessa de um messias”.

***

Matteo Renzi: “Um líder é alguém que, lendo as sondagens, tenta mudá-las, não desafiá-las”.

***

W. H. Auden: “Ninguém pode ser um grande líder até que sinta alegria genuína no sucesso daqueles que estão sob seu controle”.

***

Ralph Nader: “A função das lideranças é produzir mais líderes, não mais seguidores”.

***

Abraham Lincoln: “A maior habilidade de um líder é identificar aptidões e desenvolver competências extraordinárias em pessoas comuns”.

***

Mário Sérgio Cortella: “O líder comprometido é aquele que traz a alegria para o mundo do trabalho sem que essa alegria se transforme em descompromisso, em frouxidão daquilo que precisa ser feito”.

***

Charles Chaplin: “Para continuar a ser líder e guiar pessoas, não pare de aprender”.

***

Ortega y Gasset: “Saber comandar a si mesmo é a primeira condição para poder comandar os outros”.

***

Joseph Goebbels (sobre Hitler): “Esse homem é perigoso – ele acredita no que diz”.

***

Gore Vidal: “Kennedy só pensava em trepar em sua carreira, mais nada. Adorava guerras, como descobrimos depois, amargamente. Em 34 meses como presidente, invadiu Cuba, brigou com Krushev em Viena, embarcou em 1962 naquela crise dos mísseis que quase nos matou e, finalmente, intensificou a guerra do Vietnã. É um recorde de líder difícil de bater”.

***

Gore Vidal, de novo: “Reagan é um triunfo da arte da taxidermia”.

***

Anônimo: “Reagan já tingiu tantas vezes o cabelo que até sua caspa é em technicolor”.

***

Aristóteles: “Um Estado é melhor governado por um homem bom do que por boas leis”.

***

Henry Miller: “Um verdadeiro líder não precisa dirigir. Ele só precisa mostrar o caminho”.

***

John C. Maxwell: “O líder não é aquele que sabe o caminho, mas aquele que mostra o caminho”.

***

Galileu: “Não há nada para ensinar às pessoas. Mas podemos ajudá-las a compreender que já tem dentro de si tudo o que podem aprender”.

***

Franz Kafka: “O messias não virá até que não seja mais necessário”.

***

Woody Allen: “Deus está morto, Marx está morto… e eu também não me sinto muito bem hoje”.

***

Grouxo Marx: “Apenas um entre mil é um líder de outros homens – os outros 999 seguem suas mulheres”.


***
Mouzar Benedito, jornalista, nasceu em Nova Resende (MG) em 1946, o quinto entre dez filhos de um barbeiro. Trabalhou em vários jornais alternativos (Versus, Pasquim, Em Tempo, Movimento, Jornal dos Bairros – MG, Brasil Mulher). Estudou Geografia na USP e Jornalismo na Cásper Líbero, em São Paulo. É autor de muitos livros, dentre os quais, publicados pela Boitempo, Ousar Lutar (2000), em coautoria com José Roberto Rezende, Pequena enciclopédia sanitária (1996), Meneghetti – O gato dos telhados (2010, Coleção Pauliceia) e Chegou a tua vez, moleque! (2021, Editora Limiar). Colabora com o Blog da Boitempo mensalmente.

1 Trackback / Pingback

  1. Cultura inútil | Líder ou messias: o que “as massas” querem? – Bem Blogado

Deixe um comentário