7 leituras para transformar nossas cidades

Para incentivar um debate mais propositivo e crítico durante as eleições municipais, selecionamos títulos essenciais com até 30% de desconto em nosso site.

Para incentivar um debate mais propositivo e crítico durante as eleições municipais, selecionamos títulos essenciais com até 30% de desconto em nosso site para refletir sobre as transformações necessárias das nossas cidades em tempos de violência, crise climática, insegurança e desigualdade extremas.



Guerra dos lugares, de Raquel Rolnik
Olhar abrangente sobre a financeirização das cidades e seu impacto global nos direitos à terra e à moradia, através da experiência da renomada urbanista. Revela as complexas relações entre políticas habitacionais, financeirização e propriedade da terra, destacando as realidades do Brasil e do mundo.



Sobre a questão da moradia, de Friedrich Engels
O problema da habitação, suas razões e soluções são os temas abordados. Escrito no final do século XIX, mantém sua atualidade ao ser publicado num momento em que a luta dos sem-teto e as ocupações urbanas ganham cada vez mais força no Brasil.



Brasil sob escombros, de Juliana Paula Magalhães e Luiz Felipe Osório (org.)
Balanço dos anos do governo Bolsonaro e perspectivas para o terceiro governo de Lula, fornecendo visões valiosas sobre a encruzilhada política, econômica e social do país. Uma análise crítica sobre o Brasil contemporâneo, abordando temas como desinformação, militarismo, pandemia e genocídio.


Cidades rebeldes
Refletindo sobre as manifestações do Movimento Passe Livre, a coletânea reúne análises de renomados pensadores e aponta para temas como desigualdade social, direito à cidade e esgotamento do modelo político, apresentando uma visão multifacetada das vozes rebeldes nas cidades brasileiras. Com textos de David Harvey, Ermínia Maricato, Felipe Brito, Jorge Luiz Souto Maior, Leonardo Sakamoto, Lincoln Secco, Mauro Iasi, Mike Davis, Raquel Rolnik, Ruy Braga, Silvia Viana, Slavoj Žižek e outros.


Cidades sitiadas, de Stephen Graham
Analisando o “novo urbanismo militar”, esta verdadeira enciclopédia revela a militarização das cidades no século XXI. Com dados alarmantes sobre o crescimento das indústrias militares, aborda a corrosão da esfera pública e a transformação das forças armadas em “contrainsurgência”.


Tempo comprado, de Wolfgang Streeck
Uma interpretação original da crescente incompatibilidade entre capitalismo e democracia, traçando a evolução dessas tensões ao longo de décadas e seu impacto global. O renomado sociólogo marxista combina dados econômicos com reflexões sobre as forças sociais e culturais em jogo.



Planeta favela, de Mike Davis
Um retrato das megafavelas do século XXI, apresentando a expansão das cidades do Terceiro Mundo e revelando as consequências desastrosas das políticas econômicas e urbanas. Analisa a pobreza, a especulação imobiliária, os riscos ambientais e a luta entre classes nas novas geografias urbanas.

Leia aqui uma entrevista com Mike Davis: “Escrevo meus livros porque espero que as pessoas que os leem não precisem de doses de esperança ou finais felizes, mas que leiam para saber contra o que lutar, e lutem mesmo quando o combate parece sem esperança.”

Deixe um comentário