Aos que ousam subverter a ordem

"Lênin: uma introdução" é um livro útil tanto a pessoas interessadas em um primeiro contato com a vida e a obra do grande revolucionário bolchevique quanto àquelas que, conhecendo sua trajetória, desejam revisitá-la em busca de novas inspirações.

Foto: Soviet Artefacts (Unsplash)

Por Juliane Furno

É fundamental, neste momento de neoliberalismo consolidado, rememorar a vida e a obra de Vladímir Ilitch Lênin. No centenário de sua prematura partida, estudar e reivindicar suas ideias e práticas é dar vida e nova energia aos que ousam subverter a ordem. Em seu tempo, Lênin enfrentou dilemas que são, ainda hoje, os mais decisivos para o movimento comunista internacional, como a articulação entre estratégia e tática, a centralidade do poder, a caracterização do imperialismo e a natureza do Estado.

Em Lênin: uma introdução, o leitor entra em contato com a biografia política de Lênin numa linguagem ao mesmo tempo precisa e empolgante. Ao longo de 144 páginas, acompanhamos o despertar de sua consciência crítica com a execução de seu irmão mais velho, seu relacionamento conjugal, as adversidades enfrentadas na escrita de suas primeiras obras, as idas e vindas da vida partidária. O volume culmina com a apresentação dos principais embates teóricos e práticos em que se envolveu, as diversas intervenções no “calor do momento” e, especialmente, seu papel de líder da Revolução de 1917.

João Quartim de Moraes descreve não apenas o conteúdo, mas também o ambiente político em que as principais obras de Lênin foram escritas. Compreende-se muito melhor A doença infantil do “esquerdismo” no comunismo sobre o pano de fundo de um dilema tático fundamental, que demandou uma posição firme dos bolcheviques: participar ou não da Segunda Duma. As “Teses de abril” foram imprescindíveis para garantir que a Revolução Russa não findasse na revolução democrática de fevereiro de 1917. O Estado e a revolução trouxe uma reflexão indispensável sobre a natureza e os limites do Estado no capitalismo. Essas obras só adquirem seu efetivo significado se avaliadas no contexto da biografia de seu autor e em termos de sua serventia como armas na batalha pelos rumos estratégicos da revolução. Só é possível compreender seu sentido histórico se tivermos em conta que saíram da pena de um verdadeiro dirigente partidário.

Lênin: uma introdução é, portanto, um livro útil tanto a pessoas interessadas em um primeiro contato com a vida e a obra do grande revolucionário bolchevique quanto àquelas que, conhecendo sua trajetória, desejam revisitá-la em busca de novas inspirações.


Novo volume da coleção Pontos de partida, Lênin: uma introdução, do filósofo e cientista político João Quartim de Moraes, traz um panorama introdutório sobre a vida do revolucionário russo Vladímir I. Lênin. Começando pelos anos de formação, o autor repassa pontos importantes da vida de Lênin, como a construção do partido, as consequências da Primeira Guerra Mundial, os principais escritos do autor, a prisão na Sibéria, a derrota de 1905 até a grande revolução de 1917 e os anos posteriores até sua prematura morte, em 1924.

“A elaboração teórica de Lênin apoiava-se em três fontes: a crítica marxista da economia burguesa, as lições do movimento operário e socialista europeu e a experiência da construção do Partido Bolchevique nas condições próprias da Rússia. A excepcional capacidade de sintetizar os conceitos e as informações proporcionadas por essas fontes básicas explica o impacto de seus escritos, sejam eles estudos econômicos de fôlego, ou político-programáticos, como os muitos que ele consagrou ao programa agrário, à conexão da revolução democrática com a revolução socialista, à questão do poder, à aliança operário-camponesa etc”, conta o autor na apresentação.

Lênin: uma introdução, de João Quartim de Moraes, tem orelha de Juliane Furno e capa de Maikon Nery.

🚀Assine até o Armas da crítica até o dia 15 de setembro e receba:  
📕📱 Um exemplar de Lênin: uma introdução, de João Quartim de Moraes em versão impressa e e-book
📖 Revista Margem Esquerda #43
Pôster A3 + bóton Lênin
📝Curso com João Quartim de Moraes sobre a vida e a obra de Lênin
🔖 Marcador + adesivo
📰 Guia de leitura multimídia no Blog da Boitempo
📺 Vídeo antecipado na TV Boitempo
🛒 30% de desconto em nossa loja virtual
🔥 Benefícios com parceiros do clube

***
Juliane Furno é assessora especial da presidência do BNDES, professora da Faculdade de Economia da UERJ e pesquisadora do Instituto Tricontinental.

1 Trackback / Pingback

  1. Lênin para ler, assistir, ouvir e revolucionar – Blog da Boitempo

Deixe um comentário