A Terceira Internacional Comunista

Os trabalhadores que permaneceram fiéis à causa da derrubada do jugo do capital se denominam comunistas. Em todo o mundo crescem as associações dos comunistas. O poder dos Sovietes já triunfa em uma série de países. Em pouco tempo veremos a vitória do comunismo em todo o mundo, veremos os fundamentos da República Federativa Mundial dos Sovietes.

Lênin com o grupo de colaboradores da “Agência Central de Imprensa”, que trabalharam na gravação de seus discursos em disco de gramofone. Moscou, 25 de abril de 1921.

Por Vladímir I. Lênin

Em março de 1919, teve lugar, em Moscou, o Congresso Internacional dos Comunistas. Esse Congresso instituiu a Terceira Internacional Comunista, União dos Trabalhadores de Todo Mundo, os quais aspiram ao estabelecimento de um Poder Soviético em todos os países.

A Primeira Internacional, fundada por Marx, ocorreu de 1864 a 1872. A derrota dos heroicos trabalhadores parisienses, da famosa Comuna de Paris, significou o fim dessa Internacional. Ela é inesquecível, é eterna na história da luta dos trabalhadores pela sua libertação. Ela estabeleceu os fundamentos do edifício da república socialista mundial, que doravante temos a felicidade de construir.

A Segunda Internacional ocorreu até a guerra, de 1889 a 1914. Foi um tempo de desenvolvimento capitalista mais pacífico e sem sobressaltos, um tempo sem grandes revoluções. Nesse tempo, o movimento operário se fortaleceu e amadureceu numa série de países. Mas os líderes dos operários da maioria dos partidos, acostumados com os tempos pacíficos, perderam a capacidade de luta revolucionária. Quando começou a guerra em 1914, inundando a terra de sangue durante quatro anos, uma guerra entre os capitalistas pela divisão dos lucros, pelo poder sobre os povos fracos e oprimidos, esses socialistas passaram para o lado dos seus governantes. Eles traíram os trabalhadores, ajudaram a intensificar o massacre, tornaram-se inimigos do socialismo, passaram para o lado dos capitalistas.

As massas dos trabalhadores viraram as costas a esses traidores do socialismo. Em todo o mundo se iniciou uma virada em direção a uma luta revolucionária. A guerra mostrou que o capitalismo morreu. Uma nova ordem o está substituindo. A velha palavra socialismo foi desonrada pelos traidores do socialismo.

Agora, os trabalhadores que permaneceram fiéis à causa da derrubada do jugo do capital se denominam comunistas. Em todo o mundo crescem as associações dos comunistas. O poder dos Sovietes já triunfa em uma série de países. Em pouco tempo veremos a vitória do comunismo em todo o mundo, veremos os fundamentos da República Federativa Mundial dos Sovietes.

Tradução de Raquel de Azevedo e Paula Vaz de Almeida

Tradução feita a partir da gravação disponível em Винил. В. И. Ленин – Речи, записанные на граммофонные пластинки в 1919-1921 годах. 1985 [Vinil. V. I. Lênin – Discursos gravados em disco de gramofone entre os anos de 1919 e 1921. 1985] e do texto original em russo constante de Полное собрание сочинений в 55-ти томах [Obras completas em 55 volumes], volume 38. Moscou: Editora de literatura política, 1969.


Sétimo volume da coleção Arsenal LêninO desenvolvimento do capitalismo na Rússia traz uma análise rigorosa da economia e da estrutura social da Rússia no período posterior à reforma de 1861, que aboliu a servidão do campesinato. Escrito de 1896 a 1899, Lênin iniciou o livro na prisão e o concluiu na aldeia de Chúchenskoie, durante seu exílio. Indispensável e monumental, a obra é uma das mais significativas produzidas por Lênin, baseada em farta pesquisa e documentação histórica – o autor consultou mais de 500 fontes, entre livros, monografias, relatórios, atas, revistas, estatísticas etc. Partindo de uma perspectiva marxista, Lênin esmiúça o desenvolvimento do mercado interno russo que acontece com a reforma e a divisão social do trabalho que se seguiu.

O desenvolvimento do capitalismo na Rússia tem tradução direto do russo por Paula Vaz de Almeida, apresentação de José Paulo Netto, texto de orelha de Anderson Deo, capa de Maikon Nery e apoio da Fundação Maurício Grabois.


Confira o lançamento de O desenvolvimento do capitalismo na Rússia com a preseça de Jones Manoel, Valério Arcary e Paula Vaz de Almeida na Tapera Taperá:


Para discutir o legado do líder bolchevique, teremos uma live imperdível com José Paulo Netto e Marcela Magalhães na segunda-feira, 22/01 às 16h, na TV Boitempo. A conversa celebra o lançamento de O desenvolvimento do capitalismo na Rússia:

***
Vladímir Ilitch Ulianov Lênin nasceu em 1870 em Simbirsk, hoje Ulianovsk em sua homenagem. Foi o mais importante líder bolchevique e chefe de Estado soviético, mentor e executor da Revolução Russa de 1917, que inaugurou uma nova etapa da história universal. Em 1922 fundou, junto com os sovietes, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), dirigindo-a até sua morte, em 1924. De acordo com o historiador britânico Eric Hobsbawn, Lênin teria sido o personagem de maior impacto individual na história do século XX.

Sua liderança inspirou os partidos comunistas em todo o mundo. Intelectual e estrategista dos mais consistentes, é autor de inúmeros artigos e livros que influenciaram a articulação do internacionalismo socialista e aprofundaram os estudos sobre o capitalismo, os efeitos do desenvolvimento desigual, o imperialismo e o Estado. Seus escritos evidenciam rara apreensão do momento histórico em que viveu. Para conhecer melhor a vida do revolucionário, confira Reconstruindo Lênin, biografia intelectual escrita por Tamás Krausz.

Por meio da coleção Arsenal Lênin, a Boitempo já publicou O Estado e a revolução (2017), Cadernos filosóficos (2018), Democracia e luta de classes (2019), O que fazer? (2020), Imperialismo, estágio superior do capitalismo (2021) e agora Duas táticas da social-democracia na revolução democrática (2022).

1 Trackback / Pingback

  1. Lênin para ler, assistir, ouvir e revolucionar – Blog da Boitempo

Deixe um comentário