Repensar Marx: série completa na TV Boitempo!

Marcello Musto comenta o mito do jovem Marx, a importância dos manuscritos do autor de "O capital" e necessidade de repensarmos sua obra.

Já está disponível na TV Boitempo a série completa “Repensar Marx”, com Marcello Musto. O italiano comenta, em três episódios, a necessidade de repensarmos os marxismos, o mito do “jovem Marx” e a importância dos manuscritos de Marx para o entendimento das questões de nosso tempo.

Desde o fim dos anos 1980 e após a dissolução da União Soviética, Karl Marx vem sendo considerado por uma parcela da intelectualidade um pensador ultrapassado, condenado ao esquecimento. A crise econômica internacional de 2008, no entanto, trouxe de volta à discussão seu extenso trabalho e sua análise do capitalismo.

Em Repensar Marx e os marxismos, o italiano Marcello Musto reconstrói, com rigor textual e historiográfico, etapas da biografia intelectual de Marx ainda pouco conhecidas ou mal compreendidas, como sua formação cultural durante a juventude, os estudos de economia política, os primeiros esboços do que viriam a ser os escritos de O capital, assim como a divulgação e a recepção de alguns de seus principais trabalhos como os Manuscritos econômico-filosóficos, o Manifesto comunista e os Grundrisse.

O trabalho crítico e inovador realizado por Musto nos apresenta um pensador muito diferente daquele retratado durante todo o século XX por muitos de seus críticos e seguidores: “A obra de Marx abrange as mais diversas disciplinas do conhecimento humano e sua síntese representa um objetivo de difícil alcance mesmo para os estudiosos mais rigorosos”, conta o autor no prefácio à edição brasileira.

A obra tem tradução de Diego Silveira Coelho Ferreira, texto de orelha de Michael Löwy e capa de Daniel Justi.


Veja também o lançamento do livro, com Marcello Musto, José Paulo Netto e Virgínia Fontes:

Deixe um comentário