5 lançamentos sobre a vida e a obra de um dos mais influentes filósofos do século XX

Decifra György Lukács e compreenderá melhor o teu tempo.

A Boitempo prepara uma série de lançamentos para entender a vida e obra de György Lukács, um dos mais influentes filósofos do século XX.

Em setembro, no Armas da crítica, o clube do livro da Boitempo, o reconhecido intelectual marxista José Paulo Netto apresenta um caminho para desvendar o extenso e complexo universo do pensador com Lukács: uma introdução. Além de um curso gratuito para os assinantes do nosso clube do livro! Assine até o dia 15 de setembro e receba em casa por apenas R$68 (com frete incluso):

📙📱Livro inédito Lukács: uma introdução, de José Paulo Netto, em versão impressa e e-book
📓Revista inédita Margem Esquerda #41: dossiê Política, pão e terra: a questão agrária no século XXI
📺 Curso on-line com José Paulo Netto gratuito para assinantes
🎁 Adesivo e marcador exclusivo
📖 Guia de leitura no Blog da Boitempo
🛒 30% de desconto em todos os livros da Boitempo no site e mais benefícios!

E em outubro chegam Estética (A peculiaridade do estético, v.1), de György Lukács, História e consciência de classe, 100 anos depois, organizado por José Paulo Netto, Por que Lukács?, de Nicolas Tertulian e Teoria social, verdade e transformação, de Mario Duayer.

O aguardado clássico chega pela primeira vez ao Brasil, com tradução direta do alemão por Nélio Schneider, revisão técnica de Ronaldo Vielmi Fortes e apresentação de José Paulo Netto. A obra monumental ganha sua primeira tradução para o português e será composta por 4 volumes. O primeiro, que dispõe de autonomia em relação ao conjunto, é imprescindível para a compreensão da totalidade do pensamento lukacsiano no domínio da análise crítico-dialética do fenômeno artístico.

Debates sobre o polêmico livro que mudou o pensamento crítico do século XX, com organização de José Paulo Netto, prefácio de Celso Frederico e texto de orelha de Arlenice Almeida. Ao reunir o que há de mais relevante sobre o livro lançado em 1923, a coletânea apresenta múltiplas análises feitas pelos mais conhecidos integrantes do pensamento lukacsiano. São 12 artigos de intelectuais como Lucien Goldman, Guido Oldrini, Mauro Iasi, Michael Löwy, Ricardo Musse e Slavoj Žižek.

O leitor encontrará neste livro um convite e um caminho para desvendar o extenso e complexo universo de György Lukács (1885-1971), pensador que produziu ao longo de seis décadas um conjunto extraordinário de textos. Para Netto, mais de cinquenta anos após a morte do autor, os trabalhos lukacsianos continuam a se mostrar uma esfinge para grande parte das pessoas: “Entretanto, aqui não se repete o dilema grego: ‘Decifra-me ou devoro-te’; o desafio proposto pela obra lukacsiana é diverso – resume-se num ‘Decifra-me e compreenderás melhor o teu mundo’”.

O pensamento lukacsiano aplicado à crítica da filosofia e da ciência contemporânea com apresentação de Virgínia Fontes e Mauricio Vieira Martins e texto de orelha de Eleutério Prado. Conjunto de reflexões do economista Mario Duayer, professor titular da Universidade Federal Fluminense e vítima da pandemia da covid-19. Com uma posição inquieta, mas também severa e irônica, o autor desenvolve uma crítica ontológica da filosofia da ciência contemporânea.


Deixe um comentário