O dia M 2023 chegou com evento presencial, descontos e brindes!
Em homenagem aos 205 anos de nosso barbudo favorito, a Boitempo promove a tradicional promoção de aniversário de Karl Marx de 17 a 22 de maio, além de descontos de até 35% nos livros da Coleção Marx-Engels e sobre o marxismo, teremos uma atividade presencial em São Paulo!
Em homenagem aos 205 anos de nosso barbudo favorito, a Boitempo promove a tradicional promoção de aniversário de Karl Marx de 17 a 22 de maio, além de descontos de até 35% nos livros da Coleção Marx-Engels e sobre o marxismo, teremos uma atividade presencial em São Paulo!
Durante a promoção, ganhe marcadores e um livreto com texto de Friedrich Engels em todas as compras realizadas em nosso site!
O evento presencial ocorrerá no dia 20 de maio, no Galpão do MST (em frente ao Armazém do Campo), em São Paulo, das 10h às 19h ! Vai ter almoço e lanches agroecológicos do MST, bolo para todos, carnaval marxista com o Arrastão dos Blocos, debates com Alysson Mascaro, Christian Dunker, Paulo Arantes, Virgínia Fontes, Jorge Grespan, Thiago Torres (Chavoso da USP), Letícia Parks e Juliane Furno, feira literária com editoras convidadas, espaço para os camaradinhas, descontos, sorteios e muitos brindes exclusivos! Confira aqui a programação completa da festa! A realização é da Boitempo, com apoio da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco e promoção do Le Monde Diplomatique, do Brasil de Fato e da TVT.
O CAPITAL, OBRA MÁXIMA DE MARX
O capital [Livro I]: crítica da economia política. O processo de produção do capital, de Karl Marx
O clássico de Marx foi originalmente publicado na Alemanha em 1867 e é considerado a mais profunda investigação crítica do modo de produção capitalista. A publicação da Boitempo conta com introduções de Jacob Gorender, José Arthur Giannotti e Louis Althusser, além de texto de orelha de Francisco de Oliveira. Em 2023, a Boitempo completa dez anos de publicação do livro com edição comemorativa incluindo novo artigo de Leda Paulani.
O capital [Livro 2]: crítica da economia política. O processo de circulação do capital, de Karl Marx
Clássico originalmente publicado em 1885 na Alemanha, o volume é peça imprescindível para a compreensão plena do Livro I d’O capital e trata de forma abrangente do processo de circulação do capital, desde o consumo até a distribuição. Um dos pontos importantes examinados por Marx é a relação entre o tempo de produção e o tempo de circulação para a realização plena do mais-valor já criado.
O capital [Livro 3]crítica da economia política. O processo global da produção capitalista, de Karl Marx
Embora possa ser considerado em muitos sentidos o ápice da obra de Marx, o Livro III de O capital é também um texto muito delicado, porque não chegou a ser finalizado em vida pelo autor, sendo editado posteriormente por Friedrich Engels. Por isso é tão importante o fato de a edição da Boitempo ser a primeira realizada a partir dos documentos da MEGA-2 (Marx-Engels-Gesamtausgabe), que traz a mais completa e minuciosa apuração dos manuscritos, notas e apontamentos de Marx e das opções de Friedrich Engels para a publicação.
Capítulo VI (inédito): manuscritos de 1863-1867, O capital, Livro I, de Karl Marx
Primeira tradução brasileira diretamente do original em alemão do célebre Capítulo VI do Livro I de O capital. Parte do primeiro manuscrito da obra-prima de Marx, o texto intitulado “Resultado do processo de produção imediato” encerraria o volume I e serviria de ponte para o volume II. Nele são apresentados de maneira substancial pontos centrais da reflexão marxiana. O volume traz ainda, como apêndice, o “Questionário para trabalhadores”, mais conhecido como “Enquete operária”. Nele sobressai a preocupação de Marx com o cotidiano da classe trabalhadora.
Resumo de O capital, de Friedrich Engels
Em Resumo de O capital, o leitor terá em mãos um guia que servirá para investigar a leitura de Engels da obra de Marx: quais suas ênfases e omissões? O que representa para ele o cerne do argumento do livro? A obra traz um conjunto de resenhas feitas por Engels logo após o lançamento do primeiro volume de O capital, além de um
manuscrito que o resume.
PARA COMEÇAR A LER MARX
Marx: uma introdução, de Jorge Grespan
Neste livro, de caráter didático e introdutório, o autor não só expõe em prosa ágil o núcleo da crítica de Marx à sociedade capitalista, mas também enfatiza a atualidade de seus conceitos para a compreensão das transformações do capitalismo dominado pelas finanças e suas crises. Já foram mais de 15 mil exemplares vendidos!
Teoria econômica marxista: uma introdução, de Osvaldo Coggiola
Em edição revista e ampliada, esta obra do historiador, professor e escritor argentino Osvaldo Coggiola, publicada originalmente em 1998, apresenta os fundamentos da teoria econômica formulada por Karl Marx. De forma didática, Coggiola identifica e desvenda os aspectos centrais da principal obra do filósofo alemão, como capital, mercadoria, valor, mais-valor e trabalho.
Marx, manual de instruções, de Daniel Bensaïd, com ilustrações de Charb
Nesse pequeno curto livro, o filósofo e ativista político francês Daniel Bensaïd (1946-2010) oferece uma clara e elucidativa introdução à vida e obra do pensador alemão, combinando filosofia e dezenas de quadrinhos do provocativo cartunista francês Stéphane ‘Charb’ Charbonnier, feitos especialmente para a obra.
Manifesto comunista, de Karl Marx e Friedrich Engels
No final de fevereiro de 1848, foi publicado em Londres um pequeno panfleto que acabaria por se tornar o documento político mais importante de todos os tempos.
VOCÊ CONHECE A COLEÇÃO MARX-ENGELS DA BOITEMPO?
A ideologia alemã, de Karl Marx e Friedrich Engels
Considerada por muitos estudiosos a obra de filosofia mais importante de Marx e Engels. Escrita entre os anos 1845-1846, representa a primeira exposição estruturada da concepção materialista da história história e é o texto central dos autores acerca da religião.
Grundrisse, de Karl Marx
Considerados inicialmente espécie de amostra ou work in progress do que viria a ser a obra central de Marx, sabe-se hoje que examinar os Grundrisse é como ter acesso ao laboratório de estudos de Marx no curso de sua extensa atividade intelectual, o que permite acompanhar a evolução de seu pensamento, as áreas específicas de interesse que deles se desdobram, e, sobretudo, compreender no detalhe o seu método de trabalho.
Manuscritos econômico-filosóficos, de Karl Marx
Publicados apenas após sua morte, os Manuscritos foram escritos em 1844, quando Marx tinha apenas 26 anos e antes do seu célebre encontro com Engels. Na obra, Marx expõe a discrepância entre moral e economia, denunciando a radicalidade da exploração do homem pela empresa capitalista.
Crítica do programa de Gotha, de Karl Marx
Ao longo do século XX, esse conjunto disperso de notas tornou-se documento coerente de combate contra o socialismo aliado ao Estado, mas também ganha novo interesse no contexto dos atuais debates sobre a ecologia, pois é nele que Marx faz a afirmação categórica de que a natureza é um gerador de riqueza tanto quanto o trabalho.
O 18 de brumário de Luís Bonaparte, de Karl Marx
Célebre análise de Karl Marx sobre o processo que levou da Revolução de 1848 para o golpe de Estado de 1851 na França. Nesse texto fundamental, o filósofo desenvolve o estudo do papel da luta de classes como força motriz da história e aprofunda a teoria do Estado, sobretudo demonstrando que todas as revoluções burguesas apenas aperfeiçoaram a máquina estatal para oprimir as classes.
Os despossuídos: debates sobre a lei referente ao furto de madeira, de Karl Marx
A obra reúne artigos de Karl Marx que, já em 1842, tratavam do direito sobre o uso da terra, uma questão fundamental (embora cercada de polêmicas) comum às grandes experiências socialistas.É imbuído da noção de que o primeiro roubo se dá com a primeira apropriação privada que Marx, à época um jovem de 24 anos, recém-doutorado em filosofia na Universidade de Jena, iniciou suas colaborações ao periódico Gazeta Renana, do qual mais tarde se tornaria redator.
Últimos escritos econômicos, de Karl Marx
Últimos escritos econômicos traz dois textos da fase madura de Karl Marx, que iluminam polêmicas e questões ainda em disputa nas diversas interpretações feitas por autores até os dias de hoje. A publicação inclui ainda um manuscrito sobre a Rússia escrito entre 1881 e 1882, texto que mostra o filósofo alemão “em ação”, pesquisando uma questão que o interessava à época e que exigiu reelaborações de argumentos de O capital.
SOBRE A VIDA E A OBRA DE MARX
Karl Marx: uma biografia, de José Paulo Netto
Com maestria e erudição, José Paulo Netto nos conta a história de Karl Marx neste livro fundamental, fruto de uma vida inteira dedicada ao estudo da obra marxiana.
Karl Marx e o nascimento da sociedade moderna, de Michael Heinrich
Neste primeiro volume, o autor investiga os anos iniciais de Marx, de sua infância aos anos de formação intelectual, em que doutorou-se na Universidade de Iena.
O velho Marx: uma biografia de seus últimos anos (1881-1883), de Marcello Musto
Análise perspicaz dos anos finais e ainda pouco explorados da vida de Karl Marx. Combinando rigorosa abordagem acadêmica com uma escrita acessível.
Marx: uma biografia em quadrinhos, de Corinne Maier e Anne Simon
HQ aborda a vida e as principais ideias do filósofo alemão, que sonhou com um mundo livre da exploração, da desigualdade e do desemprego. Além de explicar de forma leve e bem humorada conceitos como capitalismo e luta de classes, a graphic novel passa por episódios marcantes na vida de Marx.
Marx pelos marxistas, de David Riazanov, Paul Lafargue, Clara Zetkin, Eleanor Marx, entre outros
Diferentes facetas de Karl Marx aparecem neste volume que reúne perspectivas de amigos, familiares, companheiros de luta e herdeiros do legado político e científico do fundador do socialismo científico. Assinados por nomes como Friedrich Engels, Vladímir Ilitch Lênin e Clara Zetkin, os textos são diversos no formato e na abordagem.
KAPITAL: QUEM GANHARÁ A LUTA DE CLASSES?
Kapital! [2ª edição]quem ganhará a luta de classes?, de Michel Pinçon e Monique Pinçon-Charlot
Lançado originalmente na França, em 2020, o jogo conta com um espectro variado de personagens dominados e dominantes. Os jogadores competem na tentativa de acumular o máximo de capital em todas as suas formas (financeiras, sociais, culturais e simbólicas) em um percurso repleto de reviravoltas e acontecimentos da conjuntura brasileira. O objetivo deste jogo é ensinar e desconstruir, mostrar que as desigualdades sociais não são naturais, mas resultado de uma condução política realizada em favor dos mais ricos.
MARX PARA CRIANÇAS
O capital para crianças, de Joan R. Riera
O vovô Carlos é um barato! Sempre que vão visita-lo, seus netos pedem que ele conte uma história. Só que dessa vez ele vai contar uma história diferente. Nada de princesas ou dragões! A história de hoje aconteceu de verdade, não faz tanto tempo assim e continua se repetindo em muitos lugares do mundo… A história da luta dos trabalhadores. O livro explica de forma acessível e divertida a obra mais importante do filósofo alemão e suas contribuições para a história, para a política e para a sociedade.
Aproveite os descontos do Dia M em livrarias parceiras! Abaixo e no mapa estão relacionadas as livrarias que, no período da promoção, oferecem os livros da Coleção Marx-Engels e importantes obras sobre marxismo com descontos!
Livrara Expressão Alagoas (Maceió)
Livraria Copola (Campinas)
Livraria Coruja Buraqueira (Laguna)
Livraria da Gente (São Paulo)
Livraria da UnB (Brasília)
Livraria da Unesp (São Paulo)
Livraria EdUERJ (Rio de Janeiro)
Livraria EdUFSCAR (São Carlos)
Livraria Esquerda Literária (Belo Horizonte)
Livraria Livros & Livros (Florianópolis)
Livraria Lupa (Campina Grande)
Livraria Martins Fontes Paulista (São Paulo)
Livraria Martins Fontes Dr. Vila Nova (São Paulo)
Livraria Palavrear (Goiânia)
Livraria Prazer de Ler (São Luís)
Livraria Solar (Belém)
Livraria Vertov (Curitiba)
Livraria Xingú (Altamira)
LDM Shopping Bela Vista (Salvador)
LDM Shopping Paseo (Salvador)
Via Sapiens Livraria (Porto Alegre)
Deixe um comentário