9 dicas de leituras para mães revolucionárias

Separamos uma lista de indicações de leituras para mães. Qual delas combina mais com você ou com sua mãe?

Feministas, antirracistas, críticas e revolucionárias! Separamos uma lista de indicações de leituras para mães. Qual delas combina mais com você ou com sua mãe?

PARA MÃES FEMINISTAS E ANTIRRASCISTAS

Pensamento feminista negro: conhecimento, consciência e a política do empoderamento, de Patricia Hill Collins

Escrito em 1990, o livro faz parte do cânone bibliográfico dos estudos de gênero e raça nos Estados Unidos. A autora mapeia os principais temas e ideias tratados por intelectuais e ativistas negras estadunidenses como Angela Davis, bell hooks, Alice Walker e Audre Lorde, e assim constrói um panorama do feminismo negro com referências de dentro e de fora da academia. Nesta obra intelectualmente rigorosa, Collins contempla tradições teóricas diversas, como a filosofia afrocêntrica, a teoria feminista, o pensamento social marxista, a teoria crítica e o pós-modernismo.


PARA MÃES QUE SABEM QUE O QUE CHAMAM DE AMOR É TRABALHO NÃO PAGO

O patriarcado do salário: notas sobre Marx, gênero e feminismo (v.1), de Silvia Federici

Coletânea de artigos que abordam a relação entre marxismo e feminismo do ponto de vista da reprodução social. Retomando diversas discussões presentes nas obras de Karl Marx e Friedrich Engels, a autora aponta como a exploração de trabalhos como o doméstico e o de cuidados, exercido pelas mulheres sem remuneração, teve e tem papel central na consolidação e na sustentação do sistema capitalista.


PARA MÃES ENGAJADAS EM ENSINAR SOBRE AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS AOS FILHOS

Mamãe vai para a Antártida, Anna Cabré Albós

A Antártida é o último continente selvagem, remoto e repleto de paisagens fascinantes, mas ainda assim se vê afetado por nossas ações em todo o mundo. Pinguins, baleias, focas e pássaros são alguns dos seres que vivem por lá. Junto com outras 99 mulheres cientistas, Anna Cabré viajou ao local para investigar a emergência climática e incentivar mudanças que possam frear o acelerado degelo. O livro apresenta aos pequenos leitores um pouco sobre esse continente diferente, sobre os icebergs, os animais que vivem por lá e a importância de mantermos aquele território preservado. 


PARA MÃES QUE QUEREM PENSAR RADICALMENTE A LIBERDADE

O sentido da liberdade e outros diálogos difíceis, de Angela Davis

Qual é o sentido da liberdade? Ao longo de décadas de trabalho, a filósofa Angela Davis se dedica a analisar a questão que dá título a este livro e a propor caminhos para extinguir todas as formas de opressão que negam aos sujeitos liberdade política, cultural e sexual. Publicados pela primeira vez em português, os doze textos que compõem o livro foram palestras realizadas por Angela Davis entre 1994 e 2009 e abordam a relação entre neoliberalismo, racismo, opressões de gênero e classe e o fenômeno da expansão da indústria da punição (ou complexo industrial-prisional) nos Estados Unidos.


PARA MÃES QUE QUEREM SE INSPIRAR EM OUTRA MÃE REVOLUCIONÁRIA

Olga Benario Prestes: uma comunista nos arquivos da Gestapo, de Anita Leocadia Prestes

Essa breve narrativa biográfica contém não apenas preciosidades históricas e raridades documentais – que, por si sós, já valeriam a leitura –, ela oferece a perfeita dimensão da luta diária de Olga Benario Prestes por seus ideais, mesmo nas condições mais adversas. A resistência da jovem revolucionária diante da gigantesca e cruel máquina do Terceiro Reich, que a considerava uma ‘comunista perigosa’, parece ainda pulsar nestas páginas, como se seu coração ainda batesse. 


PARA MÃES QUE AMAM QUADRINHOS

Marx – uma biografia em quadrinhos, de Corinne Maier, Anne Simon

A HQ aborda a vida e as principais ideias do filósofo alemão, que sonhou com um mundo livre da exploração, da desigualdade e do desemprego. Além de explicar de forma leve e bem humorada conceitos como capitalismo e luta de classes, a graphic novel passa por episódios marcantes na vida de Marx, como a redação do Manifesto Comunista e a influência do pensamento de Hegel em seu desenvolvimento intelectual.


PARA MÃES QUE QUEREM IR FUNDO NA TEORIA

Manifesto Comunista/ Teses de Abril, de Karl Marx, Friedrich Engels e Vladímir Lênin

A Revolução Russa de 1917 transformou o Manifesto comunista no texto fundamental para socialistas em todo o mundo. Este volume coloca a obra mais famosa de Marx e Engels ao lado de outro texto clássico, Teses de abril, o manifesto revolucionário de Lênin que eleva a política a uma forma de arte. Essa edição comemorativa apresenta ainda textos introdutórios de Tariq Ali, contextualizando o período em que o Manifesto foi redigido  – às vésperas das revoluções de 1848  – e traçando sua influência sobre as Teses de abril, texto que por sua vez daria novo fôlego ao Manifesto comunista.  


PARA MÃES CRÍTICAS DO NEOLIBERALISMO

Capitalismo em debate: uma conversa na teoria crítica, de Nancy Fraser e Rahel Jaeggi

Construída de modo não ortodoxo, a obra se apresenta como um verdadeiro debate entre as filósofas em torno do contexto atual do capitalismo, levando em conta problemas econômicos, sociais, políticos e ambientais. Estruturada em quatro capítulos – “Conceitualizando o capitalismo”, “Historicizando o capitalismo”, “Criticando o capitalismo” e, finalmente, “Contestando o capitalismo” –, essa conversa na teoria crítica induz o leitor a refletir sobre o que define o capitalismo, sobre as transformações e as permanências desse modelo ao logo da história, sobre como criticá-lo e como se contrapor a ele. 


PARA MÃES QUE QUEREM DIALOGAR E AMPLIAR A LUTA

Feminismo em disputa: um estudo sobre o imaginário político das mulheres brasileiras, de Esther Solano, Beatriz Della Costa e Camila Rocha

Como ampliar os direitos das brasileiras, contando com o apoio de mais mulheres, de diferentes vertentes políticas? Em um momento de extremo embate, com o governo mais conservador desde a redemocratização e em meio a inúmeras investidas para retroceder direitos conquistados ao longo dos anos, essas são questões latentes. Nesta obra, as pesquisadoras Beatriz Della Costa, Camila Rocha e Esther Solano apresentam uma minuciosa pesquisa feita com mulheres de vários espectros sociais e ideológicos para entender consensos e dissensos no que diz respeito ao feminismo e aos direitos das mulheres hoje.

Deixe um comentário