Dia do trabalhador e da trabalhadora com desconto!
Em comemoração ao Dia Internacional do Trabalhador e da Trabalhadora, entre os dias 27 de abril e 2 de maio, a Boitempo concede desconto de 20% na coleção Mundo do Trabalho!
Para comemorar o Dia Internacional do Trabalhador e da Trabalhadora, a Boitempo realiza uma promoção especial tendo como foco a coleção Mundo do trabalho, com uma seleção de títulos com desconto de 20% em nossa loja virtual entre os dias 27 de abril e 2 de maio!
Lembrando que assinantes do Armas da crítica, o clube do livro da Boitempo, tem 30% de desconto regularmente em nossa loja virtual (não cumulativo com a promoção).
A coleção Mundo do trabalho tem coordenação de Ricardo Antunes e conta com conselho editorial composto por Graça Druck, Luci Praun, Marco Aurélio Santana, Murillo van der Laan, Ricardo Festi e Ruy Braga. Reúne estudos sobre o trabalho e sua centralidade, análises do sindicalismo, questões de gênero e o impacto das transformações trazidas pela globalização. São leituras essenciais para a reflexão acerca do mundo do trabalho, abordando seu passado, presente e formulando perspectivas para o futuro. Confira abaixo alguns títulos da coleção.
O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital, de Ricardo Antunes
Um retrato detalhado e atualizado da classe trabalhadora hoje, com as principais tendências das novas relações trabalhistas, em que precarizações, terceirizações e desregulamentações tornaram-se parte da regra, e não da exceção. O estudo apresenta uma análise minuciosa das mudanças nas relações de trabalho durante a história recente do país, desde a redemocratização até os primeiros meses de Jair Bolsonaro no poder – passando pelo impeachment de Dilma Rousseff e pelo governo de Michel Temer.
A política do precariado: do populismo à hegemonia lulista, de Ruy Braga
O estudo de Ruy Braga procura dar conta tanto dos processos econômicos estruturais (o fordismo periférico, sua crise, a passagem ao pós-fordismo financeirizado) como da dimensão subjetiva do proletariado precarizado (a angústia dos subalternos, a inquietação operária, a pulsão plebeia ou classista dos explorados)
A classe trabalhadora: de Marx ao nosso tempo, de Marcelo Badaró Mattos
mbasado em análises sociológicas e historiográficas sobre a formação, a composição e o papel da classe como sujeito histórico-social, o autor recupera o conceito de classe trabalhadora e mostra suas origens e seus movimentos, apresentando também um panorama de algumas de suas principais tendências hoje.
Teorema da expropriação capitalista, de Klaus Dörre
Desenvolvido pelo autor ao longo dos anos e, hoje, amplamente discutido no mundo de língua alemã e inglesa, o teorema do “regime de expropriação capitalista” é ancorado nas contribuições de Rosa Luxemburgo e sua discussão acerca do estatuto da “assim chamada acumulação primitiva” em O capital, de Karl Marx. O autor formulou tal teorema para abordar como a expansão do modo de produção capitalista traz impactos notáveis para as reflexões que envolvem classes sociais, Estado e precarização.
O cuidado: teorias e práticas, de Helena Hirata
Um estudo sobre o cuidado com os idosos, composto de análises realizadas em três países: Brasil, França e Japão. Para além das diferenças no método, alguns aspectos se mostram bastante similares, como o fato de haver uma esmagadora maioria de profissionais mulheres, em especial de minorias étnicas e raciais, ao lado da desvalorização da profissão, que, mesmo com o constante aumento de demanda, é ainda marginalizada.
As origens da sociologia do trabalho: percursos cruzados entre Brasil e França, de Ricardo Festi
Com base em uma longa e aprofundada pesquisa em arquivos dos dois países, Festi reconstrói as relações acadêmicas entre brasileiros e franceses, descrevendo o surgimento e o desenvolvimento da disciplina nos anos 1950 e 1960. Com uma série de achados em arquivos há muito esquecidos e de difícil acesso ao grande público, o autor traz para a obra estudos e entrevistas com sociólogos da França e do Brasil que se revelaram fundamentais para essa área do conhecimento.
HOJE (27/04), às 14h, não perca a live de lançamento de As origens da sociologia do trabalho, com Ricardo Festi, Ricardo Antunes e Liliana Segnini, na TV Boitempo:
Deixe um comentário