Engels e o esforço de divulgação da obra máxima de Marx
Com este lançamento, a Boitempo reverbera os fundamentais esforços de Engels para a difusão da obra máxima de Marx, que desde sua publicação permanece incontornável para aqueles que buscam compreender as contradições inerentes ao modo de produção capitalista e, sobretudo, para orientar as ações dos que vislumbram superá-lo.
Por Janaína de Faria
A Boitempo traz ao público, neste 32º volume da coleção Marx-Engels, textos de Friedrich Engels que evidenciam a dedicação do autor em divulgar amplamente a primeira edição do Livro I de O capital na Alemanha e, ao mesmo tempo, estudar sistematicamente a obra-prima o seu grande parceiro político e intelectual, Karl Marx. Produzidos de 1867 a 1868, os escritos compilados contêm, além de um resumo de O capital, resenhas do livro redigidas para jornais alemães dos mais variados espectros editoriais – predominantemente aqueles de circulação entre liberais e burgueses. O cuidado na elaboração de cada resenha demonstra a preocupação de Engels em despertar o interesse de diversos setores da sociedade alemã pela leitura da obra de Marx. Revela também a confiança na solidez das análises teóricas desenvolvidas pelo amigo: “não acreditamos que, entre todos os nossos economistas, haja um que seja capaz de refutá-las”, escreve Engels numa das resenhas que o leitor encontrará neste volume.
O resumo de O capital, por sua vez, contém uma síntese fiel e concisa dos capítulos um a quatro da primeira edição alemã do Livro I, que correspondem em grande medida às seções I a IV de edições posteriores revisadas por Marx. Estudiosos interessados na discussão contemporânea sobre a interpretação feita por Engels de O capital, em particular no que se refere às categorias de valor, dinheiro e capital, passam a contar com um material – até agora inédito em português – de enorme relevância para investigação e análise. As anotações de Engels podem ainda ser especialmente úteis, como texto de apoio, a iniciantes na árdua e imprescindível leitura de O capital.
Com este lançamento, a Boitempo reverbera os fundamentais esforços de Engels para a difusão da obra máxima de Marx, que desde sua publicação permanece incontornável para aqueles que buscam compreender as contradições inerentes ao modo de produção capitalista e, sobretudo, para orientar as ações dos que vislumbram superá-lo.
***
Após mais de 150 anos de sua publicação, O capital, obra-prima de Karl Marx, continua suscitando debates acalorados na sociedade contemporânea. Friedrich Engels, o principal parceiro intelectual de Marx, buscou durante muitos anos de sua vida divulgá-la e publicá-la em outras línguas, além de ter sido o principal editor e organizador dos livros 2 e 3. Em Resumo de O capital, 32º volume da Coleção Marx-Engels, o leitor terá em mãos um guia que servirá para investigar a leitura de Engels da obra de Marx: quais suas ênfases e omissões? O que representa para ele o cerne do argumento do livro? A obra traz um conjunto de resenhas feitas por Engels logo após o lançamento do primeiro volume de O capital, além de um manuscrito que o resume, uma espécie de guia para entender a obra, publicado pela primeira vez em português.
Resumo de O capital, de Friedrich Engels, tem tradução de Nélio Schneider, apresentação de Lincoln Secco, texto de orelha de Janaína de Faria, capa de Antonio Kehl sobre ilustração de Cassio Loredano.
“Engels não foi o único dos amigos de Marx a tentar quebrar a ‘conspiração de silêncio’ em torno de O capital, mas foi o mais dedicado. Utilizou-se de uma rede de velhos companheiros dele, de Jenny e de Marx e publicou uma série de artigos anônimos para a chamada ‘imprensa burguesa’ criticando O capital de um ponto de vista ‘burguês’. A presente edição da Boitempo resgata esses artigos dispersos e sua publicação conjunta permite pela primeira vez à leitora e ao leitor sistematizar as estratégias editoriais de Engels, além de ter uma visão dos limites que a imprensa impunha e impõe à forma da escrita, à radicalidade das opiniões e ao aprofundamento das ideias. E, mais ainda, este livro contribui para debater a polêmica sobre como Engels teria constituído o marxismo como um sistema teórico assimilável pelo movimento operário da época.”
– Lincoln Secco
Resumo de O capital é o livro de abril do Armas da Crítica, o clube do livro da Boitempo. Assine até o dia 15 de abril para receber a caixa do mês do nosso clube com:
📙📱 Resumo de O capital, de Friedrich Engels, em versão impressa e e-book
📖 Uma edição da revista Margem Esquerda #40
📗 Um livreto exclusivo: “Sobre a leitura de Marx no Brasil”, de Roberto Schwarz
📜 Um postal A5 com a ilustração de capa
🎁 Marcador + adesivo
📰 Guia de leitura multimídia no Blog da Boitempo
📺 Vídeo antecipado na TV Boitempo
🛒 30% de desconto em nossa loja virtual
🗣Benefícios com parceiros do clube
Hoje (03/04), às 15h, teremos lançamento antecipado de Resumo de O capital com debate entre Lincoln Secco e Janaína de Faria, mediação de Natan Oliveira, na TV Boitempo:
***
Janaína de Faria é professora Adjunta do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. PhD em Economia Política Internacional pela King’s College London, Mestre em Política Científica e Tecnológica pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) campus Araraquara. É Editora Associada da “Revista da Sociedade Brasileira de Economia Política” (SEP).
Deixe um comentário