Boitempo transmite espetáculo RapGlobal, baseado em obra de Boaventura de Sousa Santos

Universidades, sites de rap e instituições culturais de cinco países estão envolvidos em uma parceria para transmitir o evento.

Um espetáculo que envolve rap, sociologia e teatro será transmitido no próximo sábado 3 de dezembro, às 14h30. RAPGlobal é um espetáculo baseado na obra do sociólogo Boaventura de Sousa Santos e será transmitido na TV Boitempo. O espetáculo ocorre no Porto, Portugal.

Nessa transmissão, a Boitempo integra uma rede de instituições de cinco países de língua oficial portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal.

Antes do espetáculo, haverá uma roda de conversa com o sociólogo, junto com a encenadora do espetáculo Sandra Salomé e com o diretor musical Fuse.

O espetáculo tem curadoria da Seiva Trupe e terá transmissão online somente no dia 3, mas entre os dias 2 e 4 também será possível acompanhar o espetáculo no modo presencial no Porto, em Portugal. O evento ocorre num espaço de um projeto arrojado, que vai da Hotelaria a uma Fonoteca e a uma magnífica Sala de Concertos (MO.U.CO).

RAP Global conta com a atriz Sandra Salomé na encenação e com o músico de hip-hop Fuse (Dealema) na direção musical. Fuse vai também ter uma participação ao vivo no espetáculo.

RAP Global apresenta um elenco de jovens atores: Allex Miranda, Joel Sines, Miguel Branca e Teresa Fonseca e Costa. RAP Global coloca-nos no cenário de um Mundo cada vez mais confuso, usando também para isso a simbólica de uma instalação plástica de Acácio Carvalho. Será um musical ‘underground’? Um ‘videoclip ao vivo’? Um ‘teatro total’? Será sem dúvida um espetáculo único.

Parceiros na transmissão

A rede responsável por transmitir o espetáculo é formada por universidades, instituições culturais e sites de rap. O site Underground Lusófono, pioneiro na ligação entre os países de língua oficial portuguesa através do rap, é um dos locais que irá transmitir o espetáculo, disponibilizando para isso tanto a página do Facebook, como o canal do Youtube.

Em Portugal, a página do Facebook do Centro de Estudos Unidos da Universidade de Coimbra realizará a transmissão. Em Angola, a divulgação será feita pelo Facebook do projeto cultural Universidade do Hip Hop. Em Moçambique, a página do Facebook da Universidade Eduardo Mondlane, mais prestigiada universidade do país, é quem ficará a cargo da transmissão. Além dessa universidade, a instituição de pesquisa Bloco 4 Foundation também disponibilizará o evento na página do Facebook.

No Brasil, a Universidade Federal de Rondônia (UNIR) é uma das parceiras nesta divulgação internacional. A articulação foi realizada pelo Bloco de Ações em RAP, Rádio e Ausências Sonoras – BARRAS, grupo de pesquisa e extensão da UNIR, liderado pelo professor Carlos Guerra Júnior. O projeto Barras Maning Arretadas, também liderado pelo professor Carlos Guerra, irá partilhar o evento em sua página do Facebook. Barras Maning Arretadas é um projeto de rap que envolve participantes de mais de 20 países.

Deixe um comentário