Guia de presentes camarada!

Uma seleção de nossos livros em diversas categorias para te ajudar com o presente de quem você ama ou para escolher sua próxima leitura!

Com o final do ano e as férias chegando, sabemos que os livros são os melhores presentes e também a companhia certa para o descanso de nossos camaradas. Por isso, separamos nossos livros em diversas categorias para você presentear aquela pessoa especial nesse momento (ou você mesmo)!

Nessa primeira parte da seleção, temos livros para quem deseja unir pensamento e ação, para quem quer conhecer a vida e a obra de Marx, além dos legados do marxismo, biografias de fôlego para aqueles que buscam se inspirar nas trajetórias de grandes mulheres e homens, obras centrais para pensar o ecossocialismo, livros sobre a crise das democracias e ascensão da extrema-direita e indicações para os pequenos leitores.


ALTERNATIVAS REAIS
Para quem quer pensar e agir

Como ser anticapitalista no século XXI?, de Erik Olin Wright
Um livro com forte ênfase no ativismo e na militância, pouco afeito a academicismos e voltado para os problemas reais da construção de uma alternativa anticapitalista hoje

Multidões e partido, de Jodi Dean
Como agrupamentos de pessoas viram movimentos organizados? Rejeitando a ênfase em indivíduos e multiplicidades, Multidões e partido reitera a necessidade de repensar o sujeito coletivo da política e demonstra a importância de ver o partido enquanto organização capaz de revigorar a prática política.

Ninguém disse que seria fácil, de Valerio Arcary
Em 42 artigos curtos, Arcary lança uma importante reflexão à militância socialista, muitas vezes presa às teorias, análises de conjuntura e trabalho analítico e conceitual. Sem se privar da relação com a teoria, os escritos focam outros aspectos da luta como o sentido humano, as relações entre as pessoas e suas contradições, a necessidade de se deixar de lado o individual ante o coletivo.


MARX FUNDAMENTAL
O essencial de Marx e Engels

O Capital [Livro 1], [Livro 2], [Livro 3], de Karl Marx
O clássico de Marx foi originalmente publicado na Alemanha em 1867 e é considerado a mais profunda investigação crítica do modo de produção capitalista.

A ideologia alemã, de Karl Marx e Friedrich Engels
Considerada por muitos estudiosos a obra de filosofia mais importante de Marx e Engels. Escrita entre os anos 1845-1846, representa a primeira exposição estruturada da concepção materialista da história.

O 18 de brumário de Luís Bonaparte, de Karl Marx
Célebre análise de Karl Marx sobre o processo que levou da Revolução de 1848 para o golpe de Estado de 1851 na França.

Manifesto Comunista, de Karl Marx e Friedrich Engels
No final de fevereiro de 1848, foi publicado em Londres um pequeno panfleto que acabaria por se tornar o documento político mais importante de todos os tempos.


A VIDA DE MARX EM TRÊS BIOGRAFIAS
Para entender a vida, a obra e o tempo de Marx

Karl Marx: uma biografia, de José Paulo Netto
Com maestria e erudição, José Paulo Netto nos conta a história de Karl Marx neste livro fundamental, fruto de uma vida inteira dedicada ao estudo da obra marxiana.

Karl Marx e o nascimento da sociedade moderna, de Michael Heinrich
Neste primeiro volume, o autor investiga os anos iniciais de Marx, de sua infância aos anos de formação intelectual, em que doutorou-se na Universidade de Iena. 

O velho Marx: uma biografia de seus últimos anos (1881-1883), de Marcello Musto
Análise perspicaz dos anos finais e ainda pouco explorados da vida de Karl Marx. Combinando rigorosa abordagem acadêmica com uma escrita acessível.


MARXISMOS
As histórias do marxismo, suas polêmicas e desafios

Considerações sobre o marxismo ocidental/ Nas trilhas do materialismo histórico, de Perry Anderson
Perry Anderson examina meio século de trajetória do ‘marxismo ocidental’, vertente contraposta ao ‘marxismo-leninismo’ soviético de então. 

O marxismo ocidental: como nasceu, como morreu, como pode renascer, de Domenico Losurdo
Domenico Losurdo conta a parábola do marxismo ocidental: seu nascimento, sua evolução e sua queda. Uma obra polêmica e combativa, que pode ser considerada uma espécie de acerto de contas com o percurso do marxismo ocidental.

Do marxismo ao pós-marxismo?, de Göran Therborn
Planejado como um mapa e uma bússola, o livro situa os espaços de pensamento e as práticas de esquerda; identifica o legado do marxismo do século XX como teoria crítica e analisa o pensamento radical mais recente.

Repensar Marx e os marxismos: guia para novas leituras, de Marcello Musto
Em Repensar Marx e os marxismos, o italiano Marcello Musto reconstrói, com rigor textual e historiográfico, etapas da biografia intelectual de Marx ainda pouco conhecidas ou mal compreendidas, como sua formação cultural durante a juventude, os estudos de economia política, os primeiros esboços do que viria a ser os escritos de O capital, assim como a divulgação e a recepção de alguns de seus principais trabalhos como os Manuscritos econômico-filosóficos, o Manifesto comunista e os Grundrisse.


MULHERES DE LUTA
Vamos conhecer as vidas combativas de mulheres revolucionárias?

Rosa Luxemburgo: pensamento e ação, de Paul Frölich
Publicado originalmente em 1939, o livro de Frölich é considerado ainda hoje uma obra de referência indispensável por apresentar, com grande inteligência e empatia, a apaixonante vida da filósofa e economista marxista.

Uma autobiografia, de Angela Davis
Lançada originalmente em 1974, a obra é um retrato contundente das lutas sociais nos Estados Unidos durante os anos 1960 e 1970 pelo olhar de uma das maiores ativistas de nosso tempo.

Olga Benário Prestes: uma comunista nos arquivos da Gestapo, de Anita Leocadia Prestes
Essa breve narrativa biográfica contém não apenas preciosidades históricas e raridades documentais, mas oferece também a perfeita dimensão da luta diária de Olga Benario Prestes por seus ideais, mesmo nas condições mais adversas.


BIOGRAFIAS INTELECTUAIS
As vidas de teóricos da revolução e revolucionários da prática

Antonio Gramsci, o homem filósofo: uma biografia intelectual, de Gianni Fresu
Uma excelente introdução ao pensamento gramsciano, para quem ainda não o conhece, uma ótima oportunidade de organizar o conhecimento sobre o autor, para quem já teve algum contato com a obra de Gramsci, e, sem dúvida, uma referência importante para os estudiosos. 

Friedrich Engels: uma biografia, de Gustav Mayer
Esta biografia traz um poderoso relato sobre a vida e obra de Friedrich Engels (1820-1895), um dos criadores do socialismo científico, passando pelos principais eventos de sua vida.

Reconstruindo Lênin: uma biografia intelectual, de Tamás Krausz
Resultado de quatro décadas de pesquisas do húngaro Tamáz Krausz, especialista em história russa, essa biografia apresenta uma das figuras mais enigmáticas e influentes do século XX. 


ECOSSOCIALISMO
Ecologia sem luta de classes é jardinagem

Dialética da natureza, de Friedrich Engels
Durante o século XIX, o progresso científico e tecnológico trouxe importantes conquistas no campo das ciências naturais: o nascimento da química moderna, a teoria evolutiva de Darwin, a descoberta por Pasteur e outros do mundo microbiano. Nesse contexto, Engels procura com sua Dialética da natureza oferecer de uma só vez, ao marxismo uma concepção materialista da natureza elaborada, e às ciências um modelo filosófico a partir do qual se guiar.

O ecossocialismo de Karl Marx: capitalismo, natureza e a crítica inacabada à economia política, de Kohei Saito
A obra do filósofo Kohei Saito, além de ser uma contribuição essencial para os debates sobre a contradição entre um sistema capitalista e a preservação da natureza, é um minucioso estudo da evolução dos trabalhos de Marx em relação ao tema homem e natureza. Saito apresenta ao leitor o caminho traçado por Marx para abandonar a ideia de que a produtividade agrícola poderia aumentar indefinidamente no socialismo.

Abundância e liberdade: uma história ambiental das ideias políticas, de Pierre Charbonnier
Primeiro livro do francês Pierre Charbonnier publicado no Brasil, Abundância e liberdade traz uma profunda investigação filosófica sobre as origens e o significado da história ambiental. Ao abordar um contexto de brutais mudanças ecológicas, climáticas, políticas e sociais, a obra marca um novo desafio: o de reconstituir os arranjos entre sociedade e natureza tendo em vista as categorias políticas modernas sobre as quais foram assentados.   


DEMOCRACIA EM COLAPSO
Para entender a ascensão da extrema-direita

Lacan e a democracia: clínica e crítica em tempos sombrios, de Christian Dunker
É possível a associação entre psicanálise e democracia? De que maneira os conceitos de Jacques Lacan se relacionam com a política em geral? Nesta obra, o professor e psicanalista Christian Dunker apresenta aos leitores afinidades entre psicanálise e democracia no atual contexto de ascensão de fenômenos como a antipolítica não apenas conservadora, mas fascista em termos discursivos.

Crítica do fascismo, de Alysson Mascaro
Um estudo do fascismo pelo prisma marxista, em que o autor sistematiza as variadas análises e interpretações sobre o nazifascismo, apontando as diferenças entre as leituras liberais, as voluntaristas e as do marxismo.

A difícil democracia: reinventar as esquerdas, de Boaventura de Sousa Santos
O sociólogo português analisa a ascensão dos movimentos Occupy e das revoltas da indignação, os desafios da Venezuela pós-Chaves, as experiências recentes no sul da Europa, a história e o desgaste das democracias na passagem do século XX para o XXI, além do surgimento de um novo jeito de fazer política.

Gênero, neoconservadorismo e democracia: disputas e retrocessos na América Latina, de Flávia Biroli, Maria das Dores Campos Machado e Juan Marco Vaggione
Esta obra analisa as relações entre gênero, religião, direitos e democracia na América Latina. Com o fim da chamada “onda vermelha” na região, é significativo o aumento da atuação de católicos e evangélicos conservadores na política, com forte reação às políticas de equidade de gênero, direitos LGBTQI e saúde reprodutiva.


PEQUENOS LEITORES
Para criar crianças com consciência de classe

A pele que eu tenho, de bell hooks
O que é mais importante? A cor da nossa pele ou o que somos por dentro? O livro de bell hooks trata do tema da raça, sempre muito presente nas obras da autora, e do perigo de julgar uma pessoa no primeiro olhar.

O dia em que todos disseram não, de Nelson Cruz
Uma bela parábola sobre o fortalecimento de uma comunidade que ignora os desmandos do imperador e sobre as investidas da oposição para criar, espontaneamente, um novo sistema político e econômico.

Julián é uma sereia, de Jessica Love
Enquanto andava de metrô com a avó, Julián avistou um grupo de mulheres extremamente arrumadas. O cabelo delas era esvoaçante e em tons vivos, seus adornos reluziam, e os vestidos terminavam numa belíssima cauda de sereia. A alegria delas era contagiante. A obra aborda com delicadeza temas como individualidade, apoio familiar e diversidade.

A democracia pode ser assim, de Equipo Plantel
Primeiro volume da coleção Livros para o amanhã, que discute a maneira como as pessoas se relacionam em sociedade. Este livro apresenta o conceito de democracia a partir de imagens próximas do cotidiano das crianças, tomando como exemplos a hora do recreio e o jogo: atividades em que todos que participam têm de tomar decisões e assimilar suas regras.

Pinóquio: o livro das pequenas verdades, de Alexandre Rampazo
Nesta narrativa onírica e cativante, somos colocados frente à frente com todas as possibilidades de nossas identidades pessoais e da descoberta (e aceitação) de si.

Monstro Azul, de Olga de Dios
Narrado pelo Monstro Rosa, outro famoso personagem de Olga de Dios, essa história é sobre escuta, vivência e pertencimento. Fala da necessidade de abraçar a própria comunidade e tratá-la com carinho, respeito e bom humor. 

Deixe um comentário