Curso completo de introdução ao jovem Lukács na TV Boitempo!

Já está disponível o curso de Introdução ao jovem György Lukács, com Arlenice Almeida, na TV Boitempo. Ao longo de quatro aulas, a autora de "Estética da resistência" apresentou a atualidade e a relevância da primeira estética do filósofo húngaro, buscando preencher uma lacuna nos estudos sobre essa fase do pensamento lukacsiano no Brasil.

Já está disponível o curso de Introdução ao jovem György Lukács, com Arlenice Almeida, na TV Boitempo. Ao longo de quatro aulas, a autora de Estética da resistência apresentou a atualidade e a relevância da primeira estética do filósofo húngaro, buscando preencher uma lacuna nos estudos sobre essa fase do pensamento lukacsiano no Brasil.

A primeira aula apresenta um tema extremamente importante para o filósofo: o ensaio. A segunda aborda o tratamento dado ao jovem Lukács aos gêneros literários, com especial atenção à poesia e ao drama. Na terceira há uma exposição sobre a singularidade da abordagem do romance e, por fim, a quarta aula apresenta a reflexão filosófica e teórica do jovem Lukács, dialogando com a temática das aulas anteriores.

György Lukács nasceu em 13 de abril de 1885 em Budapeste, Hungria. Doutorou-se em ciências jurídicas e depois em filosofia pela Universidade de Budapeste. No fim de 1918, aderiu ao Partido Comunista e, no ano seguinte, foi designado vice-comissário do povo para a Cultura e a Educação Popular. Em 1933, mudou-se para Moscou, onde desenvolveu intensa atividade intelectual. Em 1945, retornou à Hungria e assumiu a cátedra de Estética e Filosofia da Cultura na Universidade de Budapeste. Morreu em sua cidade natal, em 1971, em plena atividade e empenhado na organização de uma ação internacional de intelectuais para a libertação de Angela Davis. Foi um dos mais influentes filósofos marxistas do século XX. Seus estudos no campo marxiano estiveram relacionados à estética e aos princípios humanizadores da atividade artística e literária, além da elaboração de uma ética marxista. 

Dele, a Boitempo publicou Prolegômenos para uma ontologia do ser social (2010), O romance histórico (2011), Lênin (2012), Para uma ontologia do ser social I (2012), Para uma ontologia do ser social II (2013), Reboquismo e dialética (2015), Marx e Engels como historiadores da literatura (2016), O jovem Hegel e os problemas da sociedade capitalista (2018), Essenciais são os livros não escritos (2020) e Goethe e seu tempo (2021).

Todas as aulas do curso podem ser vistas nessa playlist em nosso canal no YouTube, mas também é possível conferir cada uma delas mais abaixo neste post. Não se esqueça de se inscrever na TV Boitempo para receber nossos vídeos em primeira mão.

* * *

Introdução ao jovem Lukács

Aula #1 | O ensaio


Aula #2 | A poesia e o drama


Aula #3 | O romance


Aula #4 | A filosofia


Em Estética da resistência, Arlenice Almeida da Silva, professora de estética e filosofia da arte na Unifesp, examina os primeiros escritos estéticos de György Lukács. Com base em ensaios, cartas, diários e manuscritos inacabados de Lukács, escritos entre 1908 e 1918, a autora demonstra a atualidade e a relevância da primeira estética do filósofo húngaro.

Confira também o debate sobre Estética da resistência e Goethe e seu tempo com Arlenice Almeida e Jorge de Almeida, mediação de Ronaldo Vielmi Fortes:


Leia no Blog da Boitempo:
Para conhecer György Lukács
As últimas entrevistas de Lukács, por Anderson Deo
O testamento filosófico de Lukács, por Nicolas Tertulian
A recepção de Lukács no Brasil, por Celso Frederico
Theodor W. Adorno versus György Lukács: duas leituras de Balzac, por Bruna Della Torre
O Goethe de Lukács, por Ronaldo Vielmi Fortes
Ética e estética no jovem Lukács, por Ricardo Musse

Deixe um comentário