Pra quem perdeu, ou quer ver de novo, reunimos todas as transmissões ao vivo realizadas na TV Boitempo, nosso canal no YouTube, por ocasião dos 202 anos do barbudo vermelho.
Publicado em 15/05/2020 // 1 comentário
Em meio à pandemia, vivemos juntos o maior Dia M da história. Enquanto no último ano reunimos cerca de 2 mil pessoas na festa de aniversário de Marx, este ano reunimos mais de 135 mil pessoas em nossa programação de transmissões ao vivo na TV Boitempo.
Registramos aqui nosso muito obrigado a todos vocês que tornaram o Dia M em quarentena possível.
E que em 2021 possamos voltar a assoprar velinhas juntos…
*
Como começar a ler Marx (em quarentena)?
Aula de Ricardo Antunes, mediação de Debora Baldin ((F)utilidade pública).
Nunca leu Marx e quer saber por onde começar? Que tal se iniciar na obra marxiana em meio à quarentena?
De onde vem o marxismo?
Debate com Alysson Mascaro, João Quartim de Moraes e Virgínia Fontes, mediação de João Carvalho (Revolushow).
Como se deu a construção do marxismo enquanto tradição teórica e política? Onde termina a obra de Marx e começa o seu legado? De que maneira a teoria marxiana foi trabalhada posteriormente por figuras como Engels, Lênin e Clara Zetkin, dentre outros?
O que é ideologia para Marx?
Aula de Mauro Iasi, mediação de Bianca Pyl (Le Monde Diplomatique).
De que maneira Marx pensava o conceito de ideologia? Como ele ajuda a compreender a nossa atualidade política? Aula apaixonante com o apresentador do quadro mais querido da TV Boitempo, o Café Bolchevique.
O que é feminismo marxista?
Debate com Maria Lygia Quartim de Moraes, Marília Moschkovich e Renata Souza, mediação de Isadora Attab (Grifa Podcast).
De que forma o pensamento de Karl Marx dialoga com o feminismo? Quais os encontros e desencontros entre a luta das mulheres e o marxismo? Quais as diferenças entre o feminismo liberal e o feminismo marxista?
O que pensava Marx sobre raça, gênero e colonialismo?
Debate com Michael Löwy e Jones Manoel, mediação de Gabrielle Nascimento.
Quais as contribuições de Marx para o debate de raça, gênero e colonialismo?
Por que ler Marx?
Aula de José Paulo Netto, mediação de Daniela Mussi.
Por que, 137 anos depois de sua morte, Marx ainda é atual e importante?
O Blog da Boitempo apresenta um dossiê urgente com reflexões feitas por alguns dos principais pensadores críticos contemporâneos, nacionais e internacionais, sobre as dimensões sociais, econômicas, filosóficas, culturais, ecológicas e políticas da atual pandemia do coronavírus. Confira aqui a página com atualizações diárias com análises, artigos, reflexões e vídeos sobre o tema.
Deixe um comentário