Boitempo libera curso completo sobre desmilitarização no YouTube
Ao longo de três vídeo-aulas, o antropólogo Luiz Eduardo Soares apresenta um "ABC da segurança pública no Brasil".
Já está disponível, na TV Boitempo, um curso de 3 vídeo-aulas sobre segurança pública conduzidas pelo antropólogo Luiz Eduardo Soares, amplamente considerado um dos maiores especialistas no tema no Brasil. Estruturada em torno de seu mais recente livro, Desmilitarizar, fruto de um trabalho de décadas de pesquisa e experiência prática na gestão da segurança pública em diversas instâncias, da federal à estadual, passando pelas municipais.
* * *
Introdução
Neste teaser de abertura, Luiz Eduardo Soares se introduz e apresenta alguns dos principais temas a serem discutidos na série.
1. O Brasil é o país da impunidade?
Na primeira aula, Luiz Eduardo Soares parte do lugar comum de que o Brasil seria o país da impunidade para apresentar a real dimensão do problema da segurança pública no país. Articulando as conceitos de impunidade e punitivismo, ele discute as contradições do sistema carcerário brasileiro e conclui apresentando o vínculo perverso existente entre Polícia Militar e lei de drogas no Brasil.
2. Afinal, por que desmilitarizar?
Na segunda e mais longa aula, Luiz Eduardo Soares apresenta o significado da pauta da desmilitarização, para além dos chavões do senso comum, e destrincha os três principais motivos para se levar a cabo a proposta no Brasil.
3. O poder das milícias no Brasil: do Rio de Janeiro a Brasília
A terceira e última aula aborda a questão das milícias no Brasil. De maneira clara e didática, ele explica afinal o que são as milícias, como elas nascem, operam e se perpetuam no poder, e reflete sobre as perigosas implicações de sua generalização como modelo para a totalidade do país, com a eleição de Jair Bolsonaro.
Inscreva-se na TV Boitempo para receber os vídeos em primeira mão!
Não deixe de se inscrever no nosso canal para receber nossos conteúdos em primeira mão. Com vídeos novos a cada dois dias, a TV Boitempo reúne cursos exclusivos, gravações de debates, palestras e aulas promovidos pela editora, além de reflexões inéditas de nossos autores sobre temas diversos. Com coordenação de Artur Renzo e assistência de Heleni Andrade, a TV Boitempo já ultrapassou o marco de cem mil inscritos, consolidando-se como o maior canal de YouTube de todo o mercado editorial brasileiro.
Bônus
Igor Leone, comentarista antijurídico do “Coisas que você precisa saber”, faz um raio-x das contribuições do novo livro de Luiz Eduardo Soares em colaboração especial para a TV Boitempo!
O livro
Segurança pública tem sido tema recorrente na agenda pública, mas sua transformação profunda nunca esteve em cogitação. Este livro coloca em questão as razões para o imobilismo brasileiro em face da questão da violência. A partir do entendimento dos problemas diagnosticados tanto na esfera pública quanto na privada, o autor oferece propostas e orientações claras para superá-los.
Os quatorze ensaios aqui reunidos estão estruturados em quatro pilares temáticos: polícia, drogas, raízes da violência e direitos humanos. Somados à introdução e ao posfácio, formam um conjunto coeso que demonstra que a problemática da violência letal, inclusive a praticada pelo Estado, é decisiva para a reconstrução democrática e o combate ao racismo, aos preconceitos e às desigualdades. Não ficam de fora análises sobre as contraditórias UPPs, a guerra às drogas, a intervenção militar no Rio de Janeiro, o pacote anticrime do ministro Sérgio Moro e sobre relações entre o poder público e o crime organizado. E o livro conta ainda com um Glossário sobre segurança pública.
Desmilitarizar vai além de uma reportagem jornalística ou mesmo da pesquisa acadêmica, seu maior objetivo é provocar mudanças em como encaramos a segurança pública no Brasil. Trazendo sua experiência como secretário Nacional de Segurança Pública, subsecretário de Segurança e coordenador de Segurança, Justiça e Cidadania do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Eduardo Soares dirige-se não só a especialistas, mas também a ativistas, movimentos sociais, sindicatos e associações de policiais.
“Se você acha que não entende de segurança pública, leia este livro. Se está convencido(a) de que entende tudo sobre segurança pública, leia este livro.” — Julita Lemgruber
“Luiz Eduardo Soares é um intelectual pioneiro no debate sobre segurança pública, em uma perspectiva progressista. Esta nova obra é uma contribuição fundamental para pensarmos o Brasil.” — Marcelo Freixo
“Um magistral estudo sobre segurança pública, impecável quanto aos fundamentos da pesquisa e à limpidez dos conceitos e fiel à extensa experiência do autor no governo e na sociedade civil” — Paulo Sergio Pinheiro
TV Boitempo [clique aqui para se inscrever]
A TV Boitempo é atualmente o maior canal de vídeos do mercado editorial brasileiro. Com uma programação semanal, disponibilizamos aqui séries exclusivas com nossos autores e colaboradores, além de vídeos de debates, palestras e cursos promovidos pela editora. Além desta nova série de Patricia Hill Collins, há em nosso acervo dezenas de cursos completos disponíveis e centenas de vídeos ao todo. Alguns destaques são os cursos “Feminismo e democracia“, conduzido pela cientista política Flávia Biroli; “Entendendo o precariado“, conduzido pelo sociólogo do trabalho Ruy Braga, “O privilégio da servidão“, conduzido pelo sociólogo Ricardo Antunes; além das série “Léxico Marx“, em que alguns dos maiores estudiosos da obra marxiana destrincham conceitos-chave do vocabulário marxiano, e da coluna mensal “Café Bolchevique“, com Mauro Iasi. Clique aqui para se inscrever no canal e receber nossas novidades audiovisuais em primeira mão!
Deixe um comentário