Promoção Maio de 68: Assine a revista da Boitempo!

Assine a revista semestral da Boitempo e leve um livraço de Tariq Ali sobre maio de 1968!

O novo número da Margem Esquerda, a revista semestral da Boitempo, chega exatamente 50 anos depois do explosivo mês de maio de 1968. Para comemorar a data, preparamos uma promoção especial para os nossos leitores! Quem fizer sua assinatura bi-anual da Margem Esquerda no site da Boitempo até o dia 31 de maio tem 15% de desconto na assinatura e ainda recebe um livraço de Tariq Ali de brinde! Saiba mais sobre o livro e a edição atual abaixo.

Aproveite, a promoção só vai até o final do mês semana, dia 31 de maio!

<< Clique aqui para fazer sua assinatura bianual
e garantir seu exemplar!
 >>

A promoção

Assim que você fizer a sua assinatura bianual, enviaremos de cara a nova edição da revista (a Margem Esquerda #30) junto com o livro de Tariq Ali. A modalidade bianual habilitará o assinante a receber as próximas 3 edições semestrais da revista (#31, #32 e #33). A promoção ocorre no site da Boitempo e dura até quinta, dia 31 de maio de 2018. Atenção: a promoção só se aplica às assinaturas bianuais feitas nesse período (e não para as assinaturas anuais).

O livro de brinde

O livraço que os assinantes bi-anuais receberão de brinde é O poder das barricadas: uma autobiografia dos anos 60, de Tariq Ali, pensador e militante paquistanês que viveu intensamente os anos 1960 intensamente, participando de acontecimentos políticos na Europa, na Ásia e nas Américas. Em edição revista e ampliada, a obra traça um panorama essencial para se compreender a avalanche de protestos que tomou conta do mundo durante o período. Mas mais do que isso, nas palavras de Emir Sader, “não se trata apenas de um livro de memórias, mas de uma introdução à política revolucionária, ao que significa ser militante”.

A nova edição da Margem

Lançada exatamente 50 anos depois do explosivo mês de maio de 1968, a edição traz um artigo especial de Maria Lygia Quartim de Moraes que faz um vivo e multifacetado balanço da experiência de 68, além de um artigo de peso de Angela Davis, que faz uma reflexão de fôlego sobre os legados de seu orientador Herbert Marcuse, amplamente associado aos movimentos de contracultura dos anos 1960.

Além disso, o volume traz ainda contém um dossiê especial sobre marxismo e direito coordenado pelo filósofo do direito Alysson Leandro Mascaro, com preciosas colaborações de Ingo Elbe, Alessandra Devulsky e Moisés Alves Soares; além de uma história entrevista com Joachim Hirsch. Entre outros destaques estão poesias inéditas escritas por ninguém menos que Karl Marx, traduzidas e apresentadas pelo nosso editor de poesia Flávio Aguiar, artigos de Carlos Eduardo Martins sobre a vida e obra de Theotonio dos Santos, de Maurilio Botelho sobre a intervenção militar em curso e o assassinato de Marielle Franco e de Demétrio Cherobini sobre a herança teórica e política de István Mészáros.

<< Clique aqui para realizar sua assinatura bianual
e garantir seu exemplar!
 >>

Sumário

APRESENTAÇÃO
Ivana Jinkings

ENTREVISTA
Com Joachim Hirsch, conduzida por Luiz Felipe Brandão Osório

DOSSIÊ: MARXISMO E DIREITO
Coordenado por Alysson Leandro Mascaro

Apresentação
Alysson Mascaro

Pachukanis versus Lênin: dois paradigmas da crítica marxista do Estado
Ingo Elbe

Uma leitura marxista da questão identitária no direito
Alessandra Devulsky

O equilíbrio catastrófico da teoria marxista do direito no Brasil
Moisés Alves Soares

ARTIGOS

Relatos do ano 1968
Maria Lygia Quartim de Moraes

A teoria de István Mészáros: crise do capital, ofensiva socialista e educação da classe trabalhadora
Demétrio Cherobini

Globalização e mudança social
Joachim Hirsch

A utilização por Lênin de O capital na perspectivação da Revolução Russa
Francisco Melo

Guerra aos “vagabundos”: sobre os fundamentos sociais da militarização em curso no Brasil
Maurilio Lima Botelho 

HOMENAGEM

A longa duração de Theotonio dos Santos
Carlos Eduardo Martins 

CLÁSSICO

Três fases do direito soviético
Piotr Stutchka

DOCUMENTO

Os legados de Marcuse
Angela Davis 

Resenhas

Da forma à conformação: uma crítica da forma jurídico-processual
Lucas Ruíz Balconi

Os direitos da propriedade: despossessão e mercantilização do passado ao presente
Fabio Mascaro Querido

NOTAS DE LEITURA

Sujeito de direito e marxismo: da crítica humanista à critica anti-humanista
Luiz Octávio Sibahi

POESIA

Karl Marx, poeta romântico
Flávio Aguiar

“O canto rebelde da noiva” e “O Juízo Final: que piada!”
Karl Marx

GRAVURAS
Alysson Leandro Mascaro

Você conhece a revista da Boitempo?

Com periodicidade semestral, a Margem Esquerda traz ensaios de fôlego sobre os principais acontecimentos de nosso tempo e sobre a conjuntura sociopolítica no Brasil e no mundo, além de estudos sobre os clássicos do marxismo e entrevistas aprofundadas que traçam trajetória intelectual, política e cultural de figuras de destaque da esquerda de hoje.

Com um conselho editorial composto por pensadores do calibre de Boaventura de Sousa Santos, Emir Sader, Francisco de Oliveira, Heloísa Fernandes, José Paulo Netto, Maria Lygia Quartim de Moraes, Michael Löwy, Paulo Arantes, Ricardo Antunes, Roberto Schwarz e Slavoj Žižek, entre outros, a revista vem contribuindo incisivamente para a difusão da teoria marxista, consolidando-se como um importante espaço de debate teórico e político da esquerda brasileira.

“A Margem Esquerda se situa no meio termo entre uma revista de conjuntura tout court e uma publicação acadêmica estrito senso. Possui rigor analítico de uma revista acadêmica, mas sem recair no academicismo. Ela tem um espaço raro para se abordar a conjuntura de um ponto de vista crítico que uma revista completamente acadêmica não teria. A existência de uma revista como esta é fundamental para a renovação do pensamento crítico hoje.” – Leda Paulani

3 Trackbacks / Pingbacks

  1. 1968: O ano que mudou o mundo – Blog da Boitempo
  2. 1968 no Brasil – Blog da Boitempo
  3. Michael Löwy: O romantismo revolucionário de Maio de 1968 – Blog da Boitempo

Deixe um comentário