Boitempo realiza edição especial do Curso Livre Marx-Engels!
Quinta edição do curso é dedicada integralmente à obra magna de Karl Marx, O capital: crítica da economia política
O Curso Livre Marx-Engels está de volta!
Em comemoração aos 150 anos d’O capital, a Boitempo realiza em São Paulo, em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), a quinta edição do Curso Livre Marx-Engels, dessa vez dedicada inteiramente à obra máxima do barbudo, nos dias 6, 7, 8 e 14 de junho. A iniciativa dá continuidade a uma tradição de cursos livres organizados pela Boitempo desde 2008, ano da primeira edição de seu prestigiado Curso Livre Marx-Engels, também em parceria com a PUC-SP. Preparamos para breve uma edição semelhante do curso a ser realizada no Rio de Janeiro… Acompanhe nossas redes sociais!
Organizado pelo professor Marcelo Carcanholo, o curso – que também marca o lançamento do augardado Livro III de O capital, de Marx, e do livro Nós que amávamos tanto O capital: leituras de Marx no Brasil, escrito por Roberto Schwarz, José Arthur Giannotti, Emir Sader e João Quartim de Moraes – será composto por quatro aulas gratuitas, com inscrição prévia (mais informações abaixo), apresentadas por alguns dos maiores marxistas brasileiros. Eleutério Prado discutirá a “Estrutura da obra e método”, ressaltando os diversos significados da crítica da economia política, a sociedade regida pelo capital como objeto desde o início d o livro e a articulação dialética dos subtítulos dos três volumes de O capital. Na aula “Teoria do valor”, Leda Paulani abordará a forma mediada (pelo valor) como as relações sociais se efetivam no capitalismo e o s três níveis de abstração com que Marx apresenta a teoria do valor (valor, preço de produção e preço de mercado). Carcanholo apresentará a aula “Capital e fetichismo” tratando do caráter histórico do e no capitalismo, e as diferentes formas de inserção social dentro do mesmo, que constituem as distintas classes sociais. Para concluir o curso, na aula “Leis tendenciais” Jorge Grespan discutirá o caráter tendencial de todas as leis gerais de funcionamento do capitalismo, a partir da lei do valor. Do capital como valor que se valoriza (produção de mais-valor) à substantivação das formas do capital (capital de comércio, capital a juros, capital fictício
As aulas dos dias 6, 7 e 8 de junho ocuparão o Tucarena e integram a programação do III Salão do Livro Político. A aula de encerramento que acontecerá no dia 14 de junho no auditório Professor Paulo Barros de Carvalho (239). Os dois auditórios estão localizados na PUC-SP (Rua Monte Alegre, 984 e 1024, Perdizes, São Paulo/SP).
Como participar?
O V Curso Livre Marx-Engels: O capital é gratuito e aberto ao público em geral. Os interessados em participar deverão realizar a pré-inscrição, que começa no dia 26 de maio e vai até o dia 1º de junho. As vagas são limitadas e estão sujeitas à capacidade de lotação dos auditórios.
Interessados devem enviar um e-mail para cursomarxengels @ gmail . com com nome completo, formação e telefone. E-mails enviados sem as informações completas não serão aceitos. Cada interessado poderá realizar apenas uma (1) pré-inscrição, pessoal e intransferível.
Os pré-inscritos receberão confirmação por e-mail e deverão comparecer ao local do curso até meia hora (30 minutos) antes do horário de início de cada aula para garantir sua vaga. Após esse prazo, a entrada será liberada para o público presente por ordem de chegada.
Confira a página do evento no Facebook clicando aqui e convide seus amigos!
Programação das aulas
Estrutura da obra e método
Aula com Eleutério Prado
6/6 | terça-feira | das 14h às 17h
Tucarena | PUC-SP | Rua Monte Alegre, 1024, Perdizes, São Paulo/SP.Teoria do valor
Aula com Leda Paulani
7/6 | quarta-feira | das 14h às 17h
Tucarena | PUC-SP | Rua Monte Alegre,1024, Perdizes, São Paulo/SP.Capital e fetichismo: historicidade, classes sociais e luta de classes
Aula com Marcelo Carcanholo
8/6 | quinta-feira | das 14h às 17h
Tucarena | PUC-SP | Rua Monte Alegre, 1024, Perdizes, São Paulo/SP.Leis tendenciais: capital, acumulação e crise
Aula com Jorge Grespan
14/6 | quarta-feira | das 19h30 às 22h30
Auditório Professor Paulo Barros de Carvalho (239) | PUC-SP | Rua Monte Alegre, 1024, Perdizes, São Paulo/SP.V Curso Livre Marx-Engels: O capital
Organização: Boitempo, III Salão do Livro Político e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Apoio: APROPUC (Associação dos Professores da PUC-SP), CENEDIC (Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania – FFLCH/USP), Revista Margem Esquerda, NEHTIPO (Núcleo de Estudos de História: Trabalho, Ideologia e Poder da PUC-SP), NEILS (Núcleo de Estudos de Ideologias e Lutas Sociais da PUC-SP), NEPEVDH (Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Violência, Ética e Direitos Humanos) e LeMarx (Laboratório de Estudos e Pesquisas Marxistas).
III Salão do Livro Político
O Salão do Livro Político, organizado por um grupo de editoras independentes, chega à sua terceira edição! Como nos anos anteriores, a programação extensa perpassa os temas sociais e políticos mais candentes da atualidade. Da gravidade da atual crise política brasileira aos ciclos de poder na América Latina. Da resistência indígena à revolução em curso das mulheres e à questão dos refugiados. Da pertinência de falar sobre Marx e o marxismo hoje à discussão dos 100 anos da Revolução Russa e da primeira greve geral no Brasil. Da proposta de privatização de bibliotecas às perspectivas do mercado editorial. Tudo intercalado com uma diversificada programação cultural.
Confira a programação completa aqui.
O objetivo do evento é dar mais visibilidade às obras políticas, que recebem pouca divulgação e espaço nas livrarias, e incentivar vendas e leitura desses livros, que hoje representam apenas algo em torno de 2,5% do total dos publicados no país a cada ano, considerando-se as três áreas correlatas (sociologia, filosofia e economia). A ideia é ainda fortalecer as editoras independentes, que concentram as publicações do segmento, empunhando suas bandeiras, como a que defende o Projeto de Lei 49 de 2015. Conhecido como lei do preço fixo, o PL institui a política nacional de fixação do preço do livro, mas está congelado no Senado Federal.
Esta terceira edição do Salão envolve cerca de 30 editoras, oito mais do que em 2015, e deve atrair cerca de 2,4 mil mais visitantes. Os livros serão oferecidos com descontos de 20% a 50%.
Pablo Edgardo Martínez Sameck. Sociólogo, Master en Ciencias Sociales con especialidad en Ciencia Política y doctorando en Ciencias Sociales
CurtirCurtir
Quais serão as possíveis datas para o RJ?
CurtirCurtir
Olá Rachel. Fim de junho, muito provavelmente!
CurtirCurtir
Vocês irão gravar o curso. Será transmitido pela internet?
CurtirCurtido por 1 pessoa
O curso será realizado em Curitiba?
Nesta crise política que o Brasil está passando a difusão deste conhecimento seria muito oportuno.
Para atingir um público muito maior não seria possível de alguma usar a internet?
CurtirCurtido por 1 pessoa
Compartilho a mesma pergunta da Sra. Ana Paula. O curso será gravado e/ou transmitido pela internet? Seria uma excelente oportunidade para aqueles que não podem estar fisicamente terem acesso ao seu conteúdo.
Um link no youtube, quem sabe…
CurtirCurtido por 1 pessoa
Meus caros, O capitalismo me obriga a trabalhar nestes horários. Por favor, disponibilizem o conteúdo pela internet para o proletariado.
CurtirCurtir
Podemos esperar o conteúdo disponibilizado no Youtube assim como as edições anteriores do Curso, Boitempo?
Obrigado!
CurtirCurtir
O curso vai ser socializado no youtube?
CurtirCurtir
É possível acompanhar de alguma forma on-line?
CurtirCurtir
Prezados, haveria uma forma de esse curso acontecer via vídeo-conferência?Dessa forma, pessoas do Brasil todo poderiam acompanhar este evento maravilhoso. Att.
Ângela Pereira
CurtirCurtir
Bom dia!
Pfv, tragam esses debates e palestras para a Universidade Metodista de São Bernardo do Campo!
Seria possível?
CurtirCurtir
Republicou isso em Studium.
CurtirCurtir