Este livro infantil vai fazer você repensar o sentido do Dia da Mulher
Confira um trecho do primeiro infantil feminista da Boitempo!
O que está por trás das flores oferecidas no dia das mães? Que tipo de imagem de “mulher” nossas crianças são convidadas a construir e homenagear nessa data? Por outro lado, quais são os valores e as atitudes masculinas que são exaltados nessas ocasiões? É com esse espírito de estimular o questionamento e o olhar crítico dos pequenos que nasceu o selo infantil da Boitempo, o Boitatá!
Meninas usam rosa e meninos usam azul?
Para dar um gostinho desse trabalho, selecionamos para este dia da mulher um trecho de um dos livrinhos mais queridos do selo: As mulheres e os homens, com texto e idealização da Equipo Plantel e ilustrações da premiada Luci Gutiérrez.
Partindo da ideia de que “as mulheres e os homens são pessoas iguais, com gêneros diferentes”, o livro põe em questão uma série de estereótipos de gênero, e pode muito bem servir de introdução ao pensamento feminista.
O livro integra a coleção Livros para o Amanhã, que introduz questões de interesse social, política e cidadania para crianças. Os quatro volumes venceram em 2015 a categoria de Melhor Não Ficção do maior evento de literatura infantil do mundo, a Feira de Bolonha. (Os outros três livros da coleção discutem respectivamente ditadura, democracia e desigualdade social.)
Orientado por um viés de igualdade e respeito à pluralidade, As mulheres e os homens questiona, de forma divertida e inteligente, como as crianças estão sendo educadas e o que significa, para elas, ser homem ou mulher. O livro também traz textos de apoio e proposta de atividades para promover uma discussão mais ampla sobre a divisão das tarefas domésticas, a desigualdade salarial e o espaço social que cada gênero ocupa – deixando a certeza de que a expectativa por um mundo mais igualitário não tem nada de ultrapassada. Confira!
Como comprar? Sou diretora de uma Faculdade em Uberlândia/MG.cujo principal curso é licenciatura em pedagogia. Neste curso temos 520 alunos/as neste semestre (2016/1) e, portanto, o alunado é, na sua maioria, mulher. Quero presentear os/as professores/as e comprar para a biblioteca da IES.
CurtirCurtir
Olá Silma, os livros estão disponíveis nas principais livrarias do país, mas também na própria loja virtual da Boitempo. Mas no seu caso o melhor é escrever direto para a gente no e-mail: professores @ boitempoeditorial.com.br 😉
CurtirCurtir
De fato, investir na conscientização à longo prazo, é a maneira mais adequada para se tentar mudar as práticas conservadoras predominantes na sociedade, tentando mudar a cultura social e criando os fundamentos para uma nova convivência e novas práticas políticas. Em suma, contribuir para o aprofundamento da democracia, rompendo com uma tendência das esquerdas que é a pressa em querer chegar ao poder, acreditando que a realidade pode mudar a partir do alto. Acho que, nessa, foi que entramos pelo cano com aquela estratégia do PT.
CurtirCurtir