Cultura Inútil: Helicóptero, beija-flor e Dadá Maravilha
Por Mouzar Benedito.
O beija-flor é o único pássaro que consegue parar no ar e voar para trás. O centro-avante Dario, que jogou, entre outros times, no Atlético Mineiro, e foi reserva na seleção de 1970, certa vez marcou um gol de cabeça e, para isso, teve que pular alto e pareceu que ficou um tempo parado no ar. Aí disse: “Só tem três coisas que param no ar: beija-flor, helicóptero e Dadá Maravilha”.
* * *
Quando se tornou claro que a escravidão negra não duraria mais muito tempo no Brasil, os “barões do café” chegaram a pensar em trazer chineses para substituir os negros. Eles seriam “contratados” por um tempo determinado, o que seria na verdade uma escravidão temporária, com eles mal pagos e maltratados. Só desistiram da ideia porque tinham ideias muito racistas quanto aos chineses, diziam que eles eram “gente lasciva ao último grau”, de péssimos costumes, ladrões, indolentes, que só trabalhavam bem depois de apanharem bastante.
* * *
Máxima do Barão de Itararé: “O homem é um animal que pensa. A mulher é um animal que pensa o contrário”.
* * *
A primeira pessoa da América Latina a ganhar um prêmio Nobel de Literatura foi a poetisa chilena Gabriela Mistral, em 1945. Ela nem era conhecida na Suécia, só um dos jurados conhecia seus versos e era apaixonado por eles, traduziu para o sueco e convenceu os demais a premiá-la. Nascida num lugarzinho minúsculo no norte do Chile, chamado Vicuña, ela se chamava na verdade Lucila Godoy e Alcayaga. Enquanto não temos nenhum premiado no Brasil, no Chile tem dois. O outro também era poeta: Pablo Neruda (pseudônimo de Neftalí Ricardo Reyes) ganhou o prêmio em 1971. Neruda era comunista.
* * *
Superstição: passar no meio de duas pessoas que estão conversando, corta a amizade. Deve-se passar ao lado.
* * *
Quer que algum pinguço pare de beber? Veja uma receita popular (nunca soube de alguém a usou): misturar leite de cachorra na pinga e dar pra ele beber. Ele vai ter um baita enjoo, vomitar bastante e nunca mais vai querer bebida alcoólica. Outras receitas com o mesmo resultado são colocar na pinga moela de urubu torrada, ou então umbigo de bebê do sexo feminino (aí não precisa torrar, é só deixar uns dias curtindo).
* * *
Richard Gatling nasceu no Sul dos Estados Unidos, mas durante a Guerra de Secessão ficou com os nortistas. E era leal à sua opção. Ele queria inventar uma arma capaz de facilitar a vitória do Norte. Trabalhou quatro anos nela e finalmente inventou a metralhadora, mas ela só ficou pronta quando a guerra estava perto do fim.
* * *
A cidade de Piracicaba (SP) já se chamou Constituição. Itumbiara (GO) era Santa Rita do Paranaíba. Concórdia (SC) era Queimados. Sobral (CE) era Caiçara. Pirenópolis (GO) era Meia Ponte.
* * *
O nome Adis Abeba, da capital da Etiópia, significa nova flor.
* * *
Durante a Segunda Guerra Mundial, Goebels, Ministro da Propaganda de Hitler, chamou os cineastas alemães e passou um filme para eles, dizendo que queria filmes como aquele para inflamar seu povo. O filme era o Encouraçado Potemkin, de Sergei Eisenstein. Mas faltou uma coisa aos cineastas alemães: o fervor revolucionário. Eisenstein fez um filme para uma causa que apoiava…
* * *
Em 29 de setembro de 1903 foi licenciado no Rio o primeiro automóvel no Brasil. Nesse ano a Prefeitura do Rio concedeu 6 licenças para carros.
* * *
Enquanto o governo dos Estados Unidos divulgava que estavam construindo um satélite espacial (sem o colocar em órbita), a União Soviética se antecipou e lançou o Sputinik, em 4 de outubro de 1957, dando início à “corrida espacial”, uma disputa entre os EUA e a URSS, em plena Guerra Fria. Pesando 83,6 quilos, o Sputinik dava voltas elípticas em torno da Terra, com um mínimo de 228 e um máximo de 945 quilômetros de distância do planeta. Ele permaneceu em órbita durante 92 dias, levando apenas um transmissor de rádio. Em 3 de novembro do mesmo ano, foi lançado o Sputinik II, com 543,5 quilos, que levava o primeiro ser vivo a subir ao espaço, uma cadela chamada Laika. O primeiro homem e a primeira mulher a irem ao espaço numa nave espacial também foram russos: Yuri Gagarin, em 12 de abril de 1961, na Vostok I e Valentina Tereshkova, em junho de 1963. Detalhes: os russos que viajaram em naves espaciais eram chamados de cosmonautas e os norte-americanos de astronautas.
* * *
Falam muito do faro do cachorro… Mas bom pra cheirar, mesmo, é o bicho da seda, que consegue, pelo olfato, descobrir uma fêmea a 11 km de distância.
* * *
Os dingos, cachorros selvagens da Austrália, não latem.
* * *
A notícia da Independência do Brasil só chegou a Manaus em 9 de novembro de 1823. O atual estado do Amazonas fazia parte da província do Grão-Pará, com capital em Belém, que aderiu à independência em 15 de agosto de 1823. No Piauí, a Independência foi consolidada em 13 de março de 1823, com a vitória dos brasileiros contra os portugueses na Batalha do Jenipapo, perto de Campo Maior. Na Bahia, a última batalha contra os portugueses foi em 2 de julho de 1823, e lá a comemoração da “Independência da Bahia” é nessa data, que dava nome ao aeroporto de Salvador. Puxa-sacos de ACM mudaram o nome do Aeroporto 2 de Julho para Luís Eduardo Magalhães.
* * *
A capivara (“comedor de capim” em tupi) é o maior roedor do mundo, chegando a pesar 80 kg.
* * *
O Marquês de Sade tinha medo de ser vítima de um sadismo (ou pelo menos de um erro): estipulou que, quando morresse, seu corpo deveria ficar 48 horas num caixão sem tampa, e só depois disso ele seria fechado e enterrado. Temia ser enterrado vivo.
* * *
Na mitologia eslava há um ferreiro chamado Ilmarinen, que fez uma mulher de ouro. Mas ao tentar ter relações sexuais com ela, viu que ela era fria e insensível.
* * *
Tri-campeão… tetra-campeão… O Brasil é penta-campeão de futebol e sonha há várias copas ser hexa-campeão. O Corinthians ganhou o campeonato paulista de futebol 25 vezes… Maravilha! Mas vejam o caso de Willie Hoppe, que praticava outro esporte (é esporte?). Ele foi campeão de bilhar dos Estados Unidos pela primeira vez em 1901, quando tinha 14 anos de idade. E continuou ganhando todos os campeonatos até 1952.
* * *
O Loch Ness, lago escocês com 38 quilômetros de comprimento, largura de 1.500 a cinco mil metros e até 280 metros de fundura, abriga (pelo menos é o que acreditam) um monstro do qual há relatos de aparição de há mais de 15 séculos. De cabeça pequena e pescoço comprido, oito pernas curtas e cerca de 15 metros de comprimento, há registros de aparições dele em 1933 e 1954, uma das vezes atravessando uma estrada próximo ao lago. Ilusão? Mentira? Numa das vezes, foi visto por pescadores que estavam num barco (bem… história de pescadores), mas em 1954 todos os passageiros de um ônibus dizem tê-lo visto por cerca de dez minutos, a uma distância de cem metros.
* * *
Os gentílicos de quem nasce na Costa do Mafim são ebúrneo e marfinense. Nascido no Sri-Lanka é cingalês.
* * *
Blue Moon é uma música de Elvis Presley, com letra melancólica. Mas o que é essa “lua azul”? Tem a ver com a lua cheia, que ocorre uma vez por mês, mas nem sempre é assim. Ela ocorre, na verdade, a cada 29 dias e meio. Então, pode acontecer, embora raramente, de ter duas luas cheias num mesmo mês (com exceção de fevereiro, que só tem 28 dias, ou 29, nos anos bissextos). Essa segunda lua cheia é que é chamada lua azul. Para nós brasileiros, isso não tem nenhuma importância, mas os gringos valorizam muito isso, e há muitas referências a ela nos livros infantis, como um acontecimento raro. A última vez que aconteceu foi em 2010, e voltará a ter uma lua azul em julho de 2015. Uma lua cheia se inicia às 23h19 do dia 1o desse mês e às 7h41 do dia 31. Quanto a ela ser chamada de azul, não tem muito a ver. Às vezes a lua pode ter um tom azulado, por causa das condições atmosféricas, mas pode não acontecer isso especificamente nessa data. Uma “lua azul” comprovadamente dessa cor foi em 1883, quando o vulcão Krakatoa entrou em erupção e suas cinzas provocaram a dispersão da luz vermelha, deixando que passassem apenas as tonalidades azul e verde.
* * *
Um ditado: “Se o velho pudesse e o jovem soubesse, nada há que não se fizesse”.
* * *
O Acre surgiu como Estado independente em 1903, depois que seringueiros liderados por José Plácido de Castro, um militar gaúcho, derrotou o exército boliviano. O Acre foi anexado ao Brasil e em 1908, Plácido de Castro foi morto à traição pela polícia militar do Amazonas.
* * *
A criação do estado de Tocantins, separado do norte de Goiás, foi aprovado pela Câmara dos Deputados em 30 de novembro de 1983.
* * *
Alguns homossexuais famosos: Ricardo Coração de Leão; Alexandre, o Grande; Imperador Adriano (de Roma, 76-138 d.C.); Frederico, o Grande (da Prússia, 1712-1786); os escritores franceses André Gide e Marcel Proust, o compositor russo Tchaikovsky e os dramaturgos Tenesse Williams (estadunidense) e Oscar Wilde (irlandês).
* * *
Dois provérbios turcos: “O zurro de um jumento é uma declaração de amor para uma jumenta”. “Não é boa caridade dar a carne ao cavalo e o capim ao leão”.
***
Leia também, Cultura inútil I, II, III, IV, V, VI e VII na coluna de Mouzar Benedito no Blog da Boitempo. Ou clique aqui, para ver todos de uma só vez!
***
Mouzar Benedito, jornalista, nasceu em Nova Resende (MG) em 1946, o quinto entre dez filhos de um barbeiro. Trabalhou em vários jornais alternativos (Versus, Pasquim, Em Tempo, Movimento, Jornal dos Bairros – MG, Brasil Mulher). Estudou Geografia na USP e Jornalismo na Cásper Líbero, em São Paulo. É autor de muitos livros, dentre os quais, publicados pela Boitempo, Ousar Lutar (2000), em co-autoria com José Roberto Rezende, Pequena enciclopédia sanitária (1996) e Meneghetti – O gato dos telhados (2010, Coleção Pauliceia). Colabora com o Blog da Boitempo quinzenalmente, às terças.
Deixe um comentário