Lançamento Boitempo: Garibaldi na América do Sul, de Gianni Carta

garibaldi_capa_envio

A Boitempo acaba de lançar Garibaldi na América do Sul: o mito do gaúcho, do cientista político Gianni Carta. Fruto de oito anos de pesquisa, em seis países (Itália, França, Grã-Bretanha, Argentina, Uruguai e Brasil), o livro parte da trajetória extraordinária de Giuseppe Garibaldi para delinear como a imagem deste herói gaúcho, uruguaio e italiano sobreviveu a sua vida histórica, passando ao terreno do mito como um “herói de dois mundos”, plasmado entre o jornalismo moderno e a literatura romântica.

Com tradução de Flávio Aguiar, autor do romance histórico Anita, e Magda Lopes, o livro conta ainda com prefácio de Luiz Gonzaga Belluzo e orelha de Nirlando Beirão, transcrita abaixo:

Embora prefira boas camisas de algodão e blazers Harris Tweed – em vez de ponchos gaúchos, boinas negras e camisas vermelhas –, Gianni Carta carrega em suas entranhas aquela mesma comichão insubmissa que faz dele o biógrafo mais do que natural de Giuseppe Garibaldi.

É outra a época, a gente sabe, mas ideais viajam bem pelo tempo: eles nos arrebatam e irrigam a História num paradoxo de perenidade mesmo quando estão aparentemente circunscritos a uma situação específica. Guerrilheiro de dois mundos, Garibaldi está para o século XIX como o Che está para o século XX. Até no atrativo iconográfico eles se parecem.

Gianni Carta, mezzo brasiliano, mezzo italiano, mas, sobretudo, cento per cento cosmopolita, identificou-se a tal ponto com o personagem que, em momento de incorporação quase mediúnica, ouviu da mulher, ao desembarcar em casa ao final de mais uma jornada de pesquisas exaustivas: “O Garibaldi também vem para o jantar?”.

Exaustivas, sim, as pesquisas – oito anos de leituras e viagens, pela Itália, França, Grã-Bretanha, Argentina, Uruguai e Brasil – para dar conta da itinerância aventureira que, por fim, se tornou dupla: a do herói e a do próprio biógrafo.

Oito anos percorrendo bibliotecas, lugares históricos e entrevistando historiadores, folcloristas e até mesmo a autora e o protagonista de uma bem-sucedida série televisiva brasileira. Tudo isso na compreensiva tentativa de aspirar dos fatos reais um aroma que fosse além da planura historiográfica, com o cuidado, porém, de não elevar o personagem ao mesmo patamar mítico a que o via alçado em saraus familiares encharcados de vinho, pasta e anarquismo. “Escrevi um livro crítico, e não uma hagiografia”, previne-se o autor.

Não faria sentido, sendo Gianni Carta quem é. Há 25 anos ele circula pelo mundo, no corpo-a-corpo de uma batalha contemporânea que, ao contrário daquelas travadas por Garibaldi, não pressupõe sangue, mas exige convicção: a batalha da informação. Entre Nova York, Londres e, agora, Paris, ele se multiplica como correspondente multimídia, amparado por um cabedal acadêmico que faz da ciência política não uma inibição, mas uma inspiração.

Giuseppe Garibaldi foi homem de coragem. Esta aqui teria de ser inapelavelmente uma obra de ousadia. A Gianni Carta coube a tarefa de desafiar a lenda e a ficção e narrar com substância histórica uma saga que Alexandre Dumas, entre outros – como o próprio autor relembra –, tão bem romanceou.

convitte_garibaldi_frente_arta

Gianni Carta na América do Sul
Noites de autógrafos e entrevistas em São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro

A Boitempo Editorial convida a todos para os eventos de lançamento de Garibaldi na América do Sul: o mito do gaúcho, de Gianni Carta. O autor estará em São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro, nos dias 4, 9 e 11 de setembro, respectivamente. Hoje, às 21h, Gianni estará ao vivo, no Jornal da RecordNews, para falar sobre seu novo livro e comentar a situação na Síria.

São Paulo
04 de setembro de 2013 | quarta-feira | 18h30
Livraria Cultura (Conjunto Nacional)
Av. Paulista, 2073 | São Paulo | SP | (11) 3170-4033

Confira a página do evento no Facebook

Porto Alegre
09 de setembro | segunda-feira | 18h30
Livraria Cultura (Bourbon Shopping Country)
Rua Túlio de Rose | 80 | Porto Alegre | RS | (51) 3028-4033

Confira a página do evento no Facebook

Rio de Janeiro
Noite de autógrafos de “Garibaldi na América do Sul”, de Gianni Carta (RJ)
11 de setembro | quarta-feira | 19h00
Livraria da Travessa (Ipanema)
Rua Visconde de Pirajá | 572 | Rio de Janeiro | RJ | (21) 3205-9002

Confira a página do evento no Facebook

Deixe um comentário