Bill Ferrer rides again!

13.08.01_Mouzar Benedito_Bill Ferrer rides againPor Mouzar Benedito.

Como? Eu usando à toa uma frase em inglês que ficaria melhor em português, Bill Ferrer ataca novamente? 

Não sou eu. É o próprio Bill Ferrer, um detetive particular gringófilo, que, segundo consta, tem uma agência num prédio decadente na Baixada do Glicério, região central de São Paulo. 

Com seu auxiliar Vasconcellos, um pernambucano crítico e que odeia as gringuices do chefe, ele apura casos que a polícia não consegue ou não se interessa. Muitos desses casos são apurados com a ajuda de Creodete, prima de Vasconcellos, “gostosíssima”, segundo ele. Os métodos, como diz o próprio nome do livro, não são muito ortodoxos, e isso torna o livro mais interessante e até divertido.

Pois é, depois de uns anos fora de circulação, ele volta com quatro casos no volume O detector de mentiras e outras histórias.

O volume 1, Ferrer, Bill Ferrer – detetive heterodoxo, foi lançado pela Boitempo em 2002, com capa desenhada por Gilberto Maringoni, que disse sobre ele: “Esqueça Sam Spade ou Philip Marlowe. Esqueça um clima enevoado das grandes cidades norte-americanas dos anos 40, detetives durões e mulheres fatais. Você está em São Paulo e o clima é esfumaçado por conta da poluição atmosférica e da sujeira geral. O nome do nosso herói é Ferrer, Bill Ferrer, detetive. Ou, melhor, um virador metido a detetive, envolvido em tramas rocambolescas com armações de primeira, mulheres de segunda e bandidos de terceira”.

Em 2004, mais dois volumes foram lançados, pela Editora Limiar: Os tentáculos do polvo e outras histórias e Chuchu com machadadas e outras histórias.

Agora chegou a vez O detector de mentiras e outras histórias, também pela Limiar. Segundo o editor, Norian Segatto, “neste quarto volume da série de histórias de Bill Ferrer, o detetive mais heterodoxo da literatura nacional, os casos estão ainda mais complexos e bizarros: um contador misteriosamente assassinado em sua sala; policiais corruptos suspeitos de uma queima de arquivo; um empresário assassinado no bairro do Brás e a implacável busca de Vasconcellos (o ajudante faz-tudo de Bill Ferrer) para encontrar a escritora Saphira Mind e tirar-lhe satisfações. Tramas, enredos mirabolantes, bandidos charlatões, nonsense e a eterna irreverência de Mouzar Benedito colocam Bill Ferrer na galeria dos grandes detetives/personagens brasileiros”.

O lançamento será no dia 6 de agosto – a data da bomba de Hiroxima, acreditem, é mera coincidência – a partir das 19h.

Nele serão vendidos também os exemplares anteriores, para quem quiser a coleção toda.

O local do lançamento foi escolhido de acordo com os padrões de Bill Ferrer: um bar de espetinhos (que serve também porções de tira-gostos) que na hora do almoço funciona como restaurante de comida por quilo. É um salão amplo e acolhedor.

Está certo que o bairro foge do padrão Bill Ferrer: é na Vila Madalena, mas os preços são mais em conta do que os bares da região. E quem comprar um livro ganha uma lata de cerveja ou refrigerante.

E apresenta uma vantagem, em termos de facilidade pra chegar e pra ir embora: quase em frente tem um ponto onde pode-se pegar ônibus para a zona norte (Edu Chaves, passando pela rua Teodoro Sampaio, avenidas Doutor Arnaldo e Consolação, centro…), para o Itaim e Shopping Ibirapuera (via Faria Lima – inclusive a estação do metrô com esse nome), a uma quadra tem ônibus para a estação Vila Madalena do metrô e para a região da Lapa, e na esquina tem um grande ponto de táxi que funciona a noite toda. Então ninguém precisa se arriscar a ser pego pela Lei Seca.

Estarei lá autografando o livro para os amigos (só mesmo os amigos comparecem). A minha parceira Saphira Mind não apareceu nos demais lançamentos. Vamos ver desta vez…

Então compareçam e não tenham pressa, com certeza encontrarão lá bons papos, boas bebidas e bons petiscos. Claro, além dos livros que pelo menos os autores, suas famílias, os melhores amigos e os editores dizem que são ótimos.

bill ferrer está de volta

Lançamento de Ferrer, Bill Ferrer, v. 4 – O detector de mentiras e outras histórias, de Mouzar Benedito e Saphira Mind 

Postinho da Vila

6 de agosto, a partir das 19h

Rua Fradique Coutinho, 1332

Telefones 3031-6644 e 7832-6483

***

Mouzar Benedito, jornalista, nasceu em Nova Resende (MG) em 1946, o quinto entre dez filhos de um barbeiro. Trabalhou em vários jornais alternativos (Versus, Pasquim, Em Tempo, Movimento, Jornal dos Bairros – MG, Brasil Mulher). Estudou Geografia na USP e Jornalismo na Cásper Líbero, em São Paulo. É autor de muitos livros, dentre os quais, publicados pela Boitempo, Ousar Lutar (2000), em co-autoria com José Roberto Rezende, Pequena enciclopédia sanitária (1996) e Meneghetti – O gato dos telhados (2010, Coleção Pauliceia). Colabora com o Blog da Boitempo quinzenalmente, às terças. 

1 Trackback / Pingback

  1. SUSCETÍVEL FEBRIL

Deixe um comentário