Lançamento Boitempo: Riqueza e miséria do trabalho no Brasil II, de Ricardo Antunes (org.)

Riqueza e miséria Capa Final.indd

Em 2006, a Boitempo Editorial publicou a coletânea de ensaios Riqueza e miséria do trabalho no Brasil, com organização do sociólogo Ricardo Antunes, livro que traça um panorama do momento atual e do futuro do trabalho e do sindicalismo no Brasil. Esta semana, chega às livrarias Riqueza e miséria do trabalho no Brasil II, 50º título da Coleção Mundo do Trabalho, também coordenada por Ricardo Antunes.

Este segundo volume apresenta um panorama amplo e multifacetado da nova morfologia do trabalho, analisando as distintas terceirizações, as múltiplas precarizações e os modos de ser da informalidade que despontam no país, acentuados a partir dos anos 1990, quando se redesenhou a divisão internacional do trabalho.

O livro traz estudos aprofundados de vários ramos ou setores econômicos, como o petroquímico, o metalúrgico, o aeronáutico, o hoteleiro, o educacional e o fumageiro, que, em conjunto, permitem uma melhor compreensão da organização do trabalho no Brasil. Também são apresentadas análises sobre as tendências presentes no capitalismo dos países centrais, que dialogam com o caso brasileiro e servem de contexto para entender os impasses e estratégias das organizações de trabalhadores, como os sindicatos e as ocupações de fábricas.

A versão eletrônica (ebook) será lançada no próximo mês.

Confira abaixo o texto de orelha do livro, escrito por Plínio de Arruda Sampaio:

Riqueza e miséria do trabalho no Brasil II é um vasto estudo sobre as transformações recentes no universo do trabalho. Fruto de um esforço coletivo de investigação, coordenado pelo professor Ricardo Antunes, uma das principais referências do pensamento crítico brasileiro, o livro condensa reflexões e pesquisas empíricas sobre a nova morfologia do trabalho e a especificidade de sua forma de manifestação no Brasil.

O mergulho no mundo do trabalho revela uma realidade sombria: as formas particularmente violentas de exploração do trabalho associadas à nova configuração da acumulação capitalista desumanizam o trabalhador de maneira inusitada. No mundo da inovação desenfreada, progresso e barbárie caminham de mãos dadas. Os trabalhadores ativos são submetidos a condições de trabalho que exaurem suas energias intelectuais e físicas até a última gota. Os trabalhadores que não encontram emprego estável engrossam a massa de desemprego estrutural e vivem de expedientes desesperados, sob o espectro permanente da fome.

Na contramão da fábula de que o Brasil vive uma fase neodesenvolvimentista, de um capitalismo menos selvagem, organizado em torno de uma “classe média”, os estudos de caso apresentados revelam que a devastação do trabalho se manifesta com força redobrada na economia brasileira. Mesmo quando baseada em tecnologias de última geração, a acumulação de capital combina formas ultramodernas de exploração do trabalho com formas arcaicas de extração de mais-valor supostamente ultrapassadas.

A ampla e rigorosa investigação sobre as condições da classe trabalhadora brasileira apresentada neste volume culmina com estudos sobre o impacto da nova morfologia do trabalho na vida sindical. O exame das lutas por melhores salários e condições de trabalho revela a falência das formas tradicionais de organização da classe trabalhadora, baseadas no sindicalismo corporativista, e a busca de novas formas de luta e organização da classe operária. A heterogeneidade do mundo do trabalho não suprime a centralidade do polo trabalho na luta de classes, mas põe em evidência a necessidade de meios de organização e ação que estejam à altura das exigências históricas postas pela agressiva ofensiva do capital.

Riqueza e miséria do trabalho no Brasil II é um livro para ser lido e debatido não apenas no meio acadêmico, mas por todos os interessados em compreender as contradições que impulsionam a luta de classes no Brasil contemporâneo. O rico material teórico e empírico reunido pela equipe organizada em torno de Ricardo Antunes é um exemplo da importância da universidade pública, quando seu compromisso com o entendimento dos problemas da sociedade é levado realmente a sério.

3 comentários em Lançamento Boitempo: Riqueza e miséria do trabalho no Brasil II, de Ricardo Antunes (org.)

  1. Roosevelth Carvalho // 20/06/2013 às 6:51 pm // Responder

    Qual o contato do Professor Ricardo Antunes? Sou Mestrando e minha linha de pesquisa é “mundo do trabalho”. Gostaria de me comunicar com ele.

    Curtir

    • boitempoeditorial // 20/06/2013 às 7:10 pm // Responder

      Roosevelth, pode nos enviar uma mensagem destinada ao Ricardo Antunes para o nosso e-mail (blog@boitempoeditorial.com.br) e cuidaremos para encaminhar a ele. Você pode também tentar comparecer ao lançamento do livro amanhã (16h na USP, 19h na Livraria Cortez)!

      Curtir

  2. vanda nascimento // 20/09/2013 às 9:18 pm // Responder

    adoro fazer as leituras desse autor, me inspira muito, quando leio sobre o mundo do trabalho.

    Curtir

Deixe um comentário