Lançamento Boitempo: Vivendo no fim dos tempos, de Slavoj Žižek

A Boitempo Editorial lança esta semana o novo livro do filósofo e psicanalista esloveno Slavoj Žižek, Vivendo no fim dos tempos. O livro será discutido em um debate de lançamento conjunto com A hipótese comunista, de Alain Badiou, e com a revista Margem Esquerda nº18 pelos filósofos Vladimir Safatle e Paulo Arantes e pelo psicanalista Christian Dunker no Espaço Revista CULT no dia 04 de julho, às 19h. Confira a página do debate de lançamento no Facebook clicando aqui (confira o cartaz do evento abaixo).

Vivendo no fim dos tempos está em pré-venda nas livrarias Cultura, Travessa e Saraiva e chega às lojas no final desta semana. A versão eletrônica (ebook) já está à venda pela metade do preço do livro impresso na Gato Sabido, dentre outras lojas.

Leia abaixo o texto de orelha do livro, escrito por Emir Sader:

Já se falou de tudo a respeito do filósofo esloveno Slavoj Žižek: que é stalinista e anticomunista, antissemita e pró‑Israel, materialista vulgar e idealista desvairado. Ainda assim, ele não deixou de falar sobre tudo – ou quase tudo – e de nos surpreender sempre.

O ponto de partida do presente livro é simples: “o sistema capitalista global aproxima-se de um ponto zero apocalíptico. Seus ‘quatro cavaleiros do Apocalipse’ são a crise ecológica, as consequências da revolução biogenética, os desequilíbrios do próprio sistema (problemas de propriedade intelectual, a luta vindoura por matéria-prima, comida e água) e o crescimento explosivo de divisões e exclusões sociais”.

Esse é o cenário de Vivendo no fim dos tempos, que faz uma descrição implacável das catástrofes que nos ameaçam e, ao mesmo tempo, critica o catastrofismo, buscando sempre o lugar onde a história pode ser revertida.

A negação, a raiva, a barganha, a depressão e a aceitação são as plataformas a partir das quais Žižek dispara seus dardos contra a utopia liberal, a teologia política, o retorno da crítica da economia política, o surgimento do cogito proletário e, por fim, contra a causa recuperada, na qual o esloveno resgata as utopias contemporâneas.

Sua conclusão é, como sempre, paradoxal: no século XX a esquerda sabia o que fazer, mas tinha de esperar pacientemente que as condições estivessem maduras para isso. Agora, não sabemos o que fazer mas a urgência nos impele assim mesmo à ação, diante das situações catastróficas que enfrentamos.

Žižek confirma neste livro que é dos poucos autores contemporâneos indispensáveis, porque a leitura de um texto seu toca sempre nas cordas mais sensíveis da nossa razão, da nossa emoção e do nosso coração. Nunca se sai o mesmo após a leitura de um texto desse inquieto autor.

***

3 comentários em Lançamento Boitempo: Vivendo no fim dos tempos, de Slavoj Žižek

  1. Sergio Duarte // 28/06/2012 às 6:04 pm // Responder

    Olá,

    Gostaria que vocês fizessem eventos como esse também no RJ. Sei que eventualmente eles até acontecem pelas ponta de cá da Dutra, mas é insuficiente. Um abraço cordial,

    Sergio

    Curtir

    • boitempoeditorial // 28/06/2012 às 9:19 pm // Responder

      Caro Sergio, sempre que possível organizamos eventos em outras cidades. Como a Boitempo é uma editora de pequeno porte sediada em São Paulo, dependemos de parcerias para organizar eventos em outras regiões. Estamos tentando organizar alguma coisa por aí sim, fiquei ligado aqui no Blog e nas redes sociais (www.facebook.com/boitempo e https://www.twitter.com/editoraboitempo) para saber mais! Grande abraço.

      Curtir

  2. A capa é bem bonita! Mais bonita que a da versão em inglês. Porém, o preço não é muito bonito.

    Curtir

1 Trackback / Pingback

  1. Introdução de Vivendo no fim dos tempos, de Slavoj Žižek | Blog da Boitempo

Deixe um comentário