Salão de baile

“Dança popular”, de Cândido Portinari

Por Izaías Almada.

– Presta não. Mulhé assim é chifre na certa…

– Qui o quê sô. É só cê sabê amansá as bicha…

– Óia. Com essa aí eu cunheço quem já tento e num consigiu. A buniteza dela chama os nêgo pra perdição. Se ocê pensa qui é diferente dos outro…

– Penso, não. Eu sô…

– Então vai lá e tira ela pra dançá. Quero vê…

– E se ela num aceitá?

– Ué, cê num disse qui sabe amansá as bicha?…

– E sei mesmu…

– Intão vai lá. Ela num tira o ôio docê…

– Cê é aqui da cidade?

– Sô…

– Eu não, to só de passage…

– Intão é por isso qui ela num desprega o ôio docê…

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– Vamo dançá?

– Gora não, to com os pé duendo…

– Intão posso sentá um poquim?

– Cê qui sabe…

– Com licença… Ocê num disprega os ôio de mim…

– ????…

– Cê é aqui do lugar?

– Sô sim…

– Bunita feito égua de raça…

– Num sô cavalo não, sô… (Ri)

– Eu sei… Tô só comparando as beleza. Pra mim, os cavalo são os bicho mais bunito qui Deus já fez…

– Eu queria era bebê um copo de groséia. Tá muito calor aqui…

– Intão, vamo saí um pouco. Lá fora ta mais fresquim…

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– Se ocê casasse comigo, eu era o home mais feliz do mundo…

– Cunversa danada, sô…

– Cunversa não. Tô falano sério… Purquê qui cê tava me oiando daquele jeito?

– Num sei… Bestera…

– Cê deixô pingá groséia na blusa. Vai manchá…

– Tem portância não…

– Eu quiria era um bejo seu…

– Cunversa mais danada, sô…

– Cunversa não. Tô falano sério… Bejo de língua…

– Na frente dos outro é semvergonhice…

– Qui nada, todo mundo beja de língua… Vamo ali pro cantim…

– Posso não. Vô ficá mulhé falada…

– Falada ocê já é… Cumeço de perdição… Foi o qui escutei…

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– Fez cu doce…

– Num é mulhé pro seu bico. Larga disso, sô…

– Num sussego inquanto não cravá a mandioca nela…

– Tá pensano qui é assim, é? A diaba é casada…

– Casada?!…

– O marido já nem liga…

– Corno manso du carai… Cumigo ficava presa em casa e só saía pra cumungá…

– É o qui todo home fala, mas ninguém sigura essas danada. Mulhé de fogo na venta, nem o diabo guenta…

– Eu pagava quinhentos real pra deitá cum ela…

– Se ocê me dé cem, eu arrumo o negócio…

– Cê acha qui ela topa? Cês num tão cumbinado?

– Vai cagá, sô… Tô cumbinado cum ninguém não…

– Óia lá… O marido dela é aquele qui ta chegano…

– Aquele gordim?

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– Num arredo o pé daqui se ocê num mim dé um bejo…

– Já disse qui aqui num dá… Num sô mulhé de dá vexame… E dispois meu marido ta aí fora cum seu amigo…

– Ele num é meu amigo, pensei qui fosse seu…

– Que qui cê ta fazeno aqui na cidade?

– Tô só de passage… Manhã cedo vô pra Curvelo visitá minha mãe…

– Me leva concê…

– Tá brincano, mulhé?

– Tô não, to falano sério…

– E seu marido?

– Aquilo num presta pra nada…

– Ocê é mulhé da vida?

– Sô não… Num é o que cê ta pensano…

– E cê qué imbora mesmu daqui?

– Num vejo a hora…

– Intão me diz onde cê mora que antes do dia clareá, passo pra te pegá…

– Cê tem dinhero?

– Pra vivê uns treis ano sem preocupação…

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– Bem qui eu tomava um cafezim agora…

– Fala baxo, que o vento espaia as voiz por aí tudo…

– O que qui a gente faz?

– Dividi tudo por treis…

– Esse foi fácil dimais…

– Coitada da mãe dele. Vai ficá sem o dinheiro…

– E o corpo?

-Nóis interra…

– E dispois?

– Vamo pro Mato Grosso do Sul… Diz qui lá tem muito pião cheio da grana…

– Vamo lá, corno manso… (Ri)

– Treis ano eu num digo, mas podemo vivê um ano numa boa com esse dinhero…

– Me dá um bejo…

-Só se fô di língua…

– Si ocê num fosse minha irmã, eu também quiria um…

– Brinca não, sô… Deus castiga…

Foram s’imbora.

***

Izaías Almada, mineiro de Belo Horizonte, escritor, dramaturgo e roteirista, é autor de Teatro de Arena (Coleção Pauliceia da Boitempo) e dos romances A metade arrancada de mim, O medo por trás das janelas e Florão da América. Publicou ainda dois livros de contos, Memórias emotivas e O vidente da Rua 46. Como ator, trabalhou no Teatro de Arena entre 1965 e 1968. Colabora para o Blog da Boitempo quinzenalmente, às quintas-feiras.

2 comentários em Salão de baile

  1. que tédio… perdi meu tempo lendo tamanha baboseira

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  2. Eu gostei… ajuda pra quem está aprendendo português, pra olhar como a giria modifica as palavras, além de ajurdarmos a entender o pessoal enquanto falar.. Obrigado!
    Abraço desde Argentina!

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