Depoimento de Slavoj Žižek em comemoração aos 90 anos de fundação do PCB

Fundado em 25 de março de 1922, o Partido Comunista Brasileiro comemora 90 anos em 2012. Confira abaixo mensagem enviada pelo filósofo e psicanalista esloveno Slavoj Žižek em celebração ao aniversário do PCB:

Em seu livro Passagens, Walter Benjamin cita o historiador francês André Monglond: “O passado deixou imagens de si mesmo em textos literários, imagens comparáveis àquelas impressas pela luz em uma placa fotossensível. O próprio futuro possui desenvolverdores ativos o suficiente para examinar essas superfícies com perfeição.” Explosões emancipatórias radicais não podem ser entendidas como parte do continuum do passado/presente – devemos trazer à tona a perspectiva do futuro, ou seja, analisá-las como fragmentos limitados e distorcidos (às vezes até mesmo pervertidos) de um futuro utópico que se encontra adormecido no presente, como o seu potencial escondido. Eventos como os protestos do Occupy Wall Street, a Primavera Árabe, as manifestações na Grécia, na Espanha etc. devem ser compreendidos como tais sinais do futuro. Esta a tarefa do Partido Comunista Brasileiro (PCB), ao completar 90 anos especialmente nos tempos deprimentes em que vivemos, quando o comunismo em si é muitas vezes identificado como coisa do passado. – Slavoj Žižek

***

Todos os títulos de Slavoj Žižek publicados no Brasil pela Boitempo já estão disponíveis em ebooks, agora com preços até metade do preço do livro impresso. Confira:

Às portas da revolução: escritos de Lenin de 1917 * ePub (Livraria Cultura |Gato Sabido)

A visão em paralaxe * ePub (Livraria Cultura | Gato Sabido)

Bem-vindo ao deserto do Real! (edição ilustrada) * ePub (Livraria Cultura | Gato Sabido)

Em defesa das causas perdidas * ePub e PDF (Livraria Cultura | Gato Sabido)

Lacrimae rerum: ensaios sobre cinema moderno * PDF * (Livraria Cultura | Gato Sabido)

Primeiro como tragédia, depois como farsa * PDF (Livraria Cultura | Gato Sabido)

***

Slavoj Žižek nasceu na cidade de Liubliana, Eslovênia, em 1949. É filósofo, psicanalista e um dos principais teóricos contemporâneos. Transita por diversas áreas do conhecimento e, sob influência principalmente de Karl Marx e Jacques Lacan, efetua uma inovadora crítica cultural e política da pós-modernidade. Professor da European Graduate School e do Instituto de Sociologia da Universidade de Liubliana, Žižek preside a Society for Theoretical Psychoanalysis, de Liubliana, e é um dos diretores do centro de humanidades da University of London. Dele, a Boitempo publicou Bem-vindo ao deserto do Real! (2003), Às portas da revolução (escritos de Lenin de 1917) (2005), A visão em paralaxe (2008), Lacrimae rerum (2009) e os mais recentes Em defesa das causas perdidas e Primeiro como tragédia, depois como farsa (ambos de 2011). Colabora com o Blog da Boitempo esporadicamente.

Deixe um comentário