Lançamento Boitempo: Espectro, de Perry Anderson

Lançamos na semana passada o novo livro de Perry Anderson, Espectro: da direita à esquerda no mundo das ideias. O livro reúne ensaios em um exercício raro de historiografia das ideias contemporâneas, estudando pensadores de diversas orientações políticas e ideológicas do cenário atual. Confira abaixo o texto de orelha do livro, escrito pelo cientista político e professor da Unicamp Alvaro Bianchi:

Perry Anderson é um historiador competente e foi nessa condição que o público
brasileiro começou, no final dos anos 1970, a ler seus livros. A obra que o leitor tem em mãos não trata, entretanto, da passagem de uma forma social a outra, objeto de alguns dos memoráveis estudos que fizeram a fama do autor. Este é dedicado às ideias políticas e sociais contemporâneas, campo no qual o antigo editor da New Left Review tem se movido com inegável competência ao longo das últimas décadas.

Duas parecem ser as perspectivas que norteiam esta obra. A primeira delas é histórica. O pensamento político e social significativo de uma época é mais bem conhecido a partir do estudo das obras de grandes autores. Por meio destas é possível captar de modo preciso as ideias mais influentes de um período. Mas o significado de tais opiniões só pode ser conhecido se elas forem interpretadas como parte de um contexto histórico específico. As ideias expressam um contexto social e político sem se reduzir a mero epifenômeno deste. A relevância dos grandes autores está na capacidade que demonstram em traduzir seu tempo em concepções e, ao mesmo tempo, mudá-lo por meio delas. O pensamento de um autor tem, portanto, significado que não pode ser confundido com uma operação de espelhamento do real.

A segunda perspectiva é crítico-política. Este é um livro que aborda autores e ideias identificados com a direita, o centro e a esquerda do espectro político e ideológico. Embora trate de uma ampla gama de temas, o autor tem suas predileções. É no âmbito de um pensamento de esquerda que ele encontra seu lugar. Mas a definição desse âmbito não implica uma atitude dogmática por parte de Anderson. Seu objetivo imediato é conhecer as ideias de um autor, mesmo quando não concorda com elas. É assim que sua crítica se torna eficaz – para combater ideologicamente a direita, a esquerda precisa antes conhecê-la. Em vez da segura exegese de textos sagrados, o autor assume o risco de um diálogo tenso e intenso com intelectuais dos mais variados matizes.
Essa dupla perspectiva, ao mesmo tempo histórica e crítico-política, permite a Perry Anderson construir um rico panorama do espírito político e social dos séculos XX e XXI. O resultado é um painel abrangente desses conturbados séculos e dos desafios atuais do pensamento político e social de esquerda.

***

O livro foi lançado simultaneamente em versão eletrônica (ebook), podendo ser adquirido na Livraria Cultura ou na Gato Sabido, com preço especial (quase metade do preço do livro impresso)

1 comentário em Lançamento Boitempo: Espectro, de Perry Anderson

  1. Adquiri um.

    Curtir

Deixe um comentário