Eventos de lançamento: outubro de 2011

Confira os eventos de lançamento de nossos livros para o mês de outubro de 2011:

Clique na imagem para ampliá-la.

Saídas de emergência: ganhar/perder a vida na periferia de São Paulo

Robert Cabanes, Isabel Georges, Cibele Rizek e Vera Telles (orgs.)

A Boitempo Editorial, em parceria com o Institut de Recherche pour le Development (IRD), o Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania (Cenedic) e a Livraria Cultura, realiza nos meses de outubro e novembro três encontros para o lançamento do livro Saídas de emergência: ganhar/perder a vida na periferia de São Paulo, organizado por Robert Cabanes, Isabel Georges, Cibele Saliba Rizek e Vera da Silva Telles.

A coletânea de 21 artigos revela as relações entre os habitantes da maior cidade brasileira, São Paulo: “sexo, drogas e rock ‘n’ roll, emprego, desemprego, violência pública e violência privada”, nas palavras do professor Francisco de Oliveira no prefácio da obra. “Os relatos evidenciam as esperanças e as decepções cotidianas, sem ignorar as grandes transformações políticas, econômicas e sociais dos últimos vinte anos”, afirma Michel Pialoux, autor da orelha do livro.

A Boitempo Editorial lançará simultaneamente o livro nos formatos impresso e ebook na Livraria Cultura (Conjunto Nacional), dia 17 de outubro, às 18h30. No dia 24 de outubro, Saídas de emergência será lançado no coquetel de abertura da ANPOCS, em Caxambu, Minas Gerais. O ciclo de eventos se encerra em novembro, no dia 10, com um debate sobre o livro na Universidade de São Paulo.

Todos os eventos são gratuitos e não há inscrição prévia. Haverá venda dos livros da Boitempo com descontos.

Acompanhe a página do evento no Facebook Debate de lançamento de Saídas de emergência

Saiba mais sobre o livro na página da Boitempo Editorial

Programação

17/10 | das 18h30 às 21h30 | Livraria da Cultura – Unidade Conjunto Nacional (SP)
Av. Paulista, 2073 – Bela Vista, São Paulo | (11) 3170-4033
Coquetel com a presença dos organizadores da coletânea: Robert Cabanes, Isabel Georges, Vera da Silva Telles e Cibele Rizek.
Obs.: Lançamento simultâneo do livro físico e ebook

24/10 | das 21h às 23h | 35º encontro anual da ANPOCS (MG)
Hotel Glória – Av. Camilo Soares, 590 – Caxambu | (11) 3091.5043 ou (35) 3341-9200
Coquetel com a presença dos organizadores da coletânea: Robert Cabanes, Isabel Georges e Cibele Rizek.

10/11 | às 18h00 | Universidade de São Paulo (SP)
Sala 111 do Departamento de Ciências Sociais – FFLCH
Av. Prof. Luciano Gualberto, 315 – Cidade Universitária | (11) 3091-2349
Debate com a presença dos organizadores da coletânea: Robert Cabanes, Isabel Georges e Cibele Rizek.

Clique na imagem para ampliá-la.

O continente do labor

Ricardo Antunes

Em seu novo livro, o sociólogo oferece um olhar latino-americano ante os dilemas do mundo do trabalho em três frentes principais: a primeira parte reúne textos escritos sobre a temática do trabalho, da dependência, das lutas populares e de outros desafios presentes em nosso continente; a segunda parte oferece um balanço sintético das lutas sociais e sindicais no Brasil do século XX e início do XXI. Já a terceira parte oferece um breve panorama descritivo do sindicalismo latino-americano por meio das suas principais centrais sindicais. “À luz da categoria trabalho, nesta obra são analisados os momentos mais importantes da história do continente, desde a época da conquista sangrenta de cinco séculos atrás até hoje”, afirma Renán Vega Cantor, autor da orelha do livro. “Este livro é uma continuação da prolongada preocupação do autor em compreender as características do trabalho, em sua particularidade que articula análise teórica sustentada na melhor tradição marxista existente em várias partes do mundo, por meio do estudo sistemático da realidade concreta de nosso continente”.

Durante os próximos meses, Ricardo Antunes lançará o livro durante palestras na Universidade Federal de Goiás, na Universidade Federal de Santa Catarina e na Livraria Cortez, em São Paulo. Os eventos são gratuitos e não há necessidade de inscrição.

Em breve, novas datas e locais em outras regiões do país.

Saiba mais sobre o livro na página da Boitempo Editorial

Programação

17/10 | das 19h às 22h30 | Goiânia (GO)
Conferência “Trabalho, educação, tempo e espaço: da pragmática da especialização taylorizada a lógica da flexibilidade” no XXI Simpósio da Faculdade de Educação – Universidade Federal de Goiás.
R. 235, S/N | (62) 3209-6202

20/10 | às 19h | Florianópolis (SC)
Palestra “O Continente do labor” no Auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) – Universidade Federal de Santa Catarina.
Campus Universitário Trindade, S/N 
| (48) 3721-9000

31/10 | às 19h | São Paulo (SP)
Noite de autógrafos
R. Bartira, 317 | Perdizes | (11) 3864-4430

Clique na imagem para ampliá-la.

18 crônicas e mais algumas

Maria Rita Kehl

A Boitempo Editorial lançará o novo livro de Maria Rita Kehl, 18 crônicas e mais algumas, simultaneamente nos formatos impresso e ebook, no dia 26 de outubro, na Livraria da Vila, em São Paulo. A psicanalista retorna às livrarias com uma coletânea de crônicas, 18 publicadas no jornal O Estado de S. Paulo e outras 26 em veículos como Teoria e DebateFolha de S.Paulo e Época, escritas ao longo da última década. Estão contemplados nesta obra textos célebres, como “Dois pesos…”, que expôs as fissuras de uma sociedade desacostumada com a participação dos mais pobres.

Maria Rita questiona o papel do psicanalista na imprensa: para ela, não se trata de explicar certos fenômenos e “comportamentos” que intrigam a sociedade (e ajudam a vender jornais), mas sim de escutar o sintoma social. “O melhor que um psicanalista pode fazer, na imprensa, é quase idêntico ao melhor que pode fazer um jornalista por vocação: indagar o objeto de seu interesse, para além dos automatismos ideológicos e do conforto da teoria aplicada”, afirma na apresentação do novo livro.

Além da psicanalista, da jornalista e da cidadã, as entrelinhas das crônicas de Maria Rita revelam ainda um olhar crítico e desembaraçado das convenções e uma forte identificação com o País e com o próprio percurso nele vivido – “Acontece que sou brasileira e tudo, aqui, me diz respeito” –, e também com a poesia das músicas, dos filmes e dos amigos que permanecem.

Acompanhe a página do evento no Facebook Lançamento de 18 crônicas e mais algumas

Saiba mais sobre o livro na página da Boitempo Editorial

Serviço

26/10 | das 19h às 21h | Livraria da Vila – Unidade Fradique Coutinho (SP) 
Rua Fradique Coutinho, 915 – Vila Madalena, São Paulo | (11) 3814-5811
Obs.: Lançamento simultâneo do livro físico e ebook

Deixe um comentário