Eventos da semana: 26/09 a 02/10

SP

28/09 | Quarta-feira

Debate de lançamento de O romance histórico, de György Lukács

A Boitempo Editorial e o Goethe-Institut de São Paulo convida a todos para o lançamento de O romance histórico, de György Lukács. Participarão do debate a filósofa e reponsável pela apresentação da obra Arlenice Almeida da Silva, o cientista político e autor da orelha do livro Carlos Eduardo Ornelas Berriel e os teóricos literários Jorge de Almeida e Sandra Guardini Vasconcelos.

O evento é gratuito e não há a necessidade de inscrição prévia. Serão vendidos livros da Boitempo com descontos.

Com a participação de:

Arlenice Almeida da Silva – professora de filosofia da Unifesp, autora da apresentação do livro.
Carlos Eduardo Ornelas Berriel – professor de teoria literária da Unicamp, autor da orelha do livro.
Jorge de Almeida – professor de teoria literária e literatura comparada da Usp.
Sandra Guardini Vasconcelos – professora de teoria literária e literatura comparada da Usp.

19h30 | Auditório do Goethe – Institut de São Paulo | Rua Lisboa, 974 – Pinheiros | (11) 3296-7000 | https://goethe.de/saopaulo 

Acompanhe a página do evento no Facebook.

RJ

26/09 | Segunda-feira

Conferência Mudanças na Economia Política Internacional depois de 2001

com José Luis Fiori, professor de Economia Política Internacional no Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e autor de O poder global (Boitempo, 2007).

18h | UFRJ (Rua São Francisco Xavier, 524) | Pavilhão João Lyra Filho – 9º andar – Bloco F – Auditório 91

Organização: FLACSO/Brasil e LPP/UERJ

BA

27 A 30/09 | Terça a sexta-feira

1 Seminário da Pós-Graduação em Ciências Sociais UFRB – Perspectivas e paradigmas das ciências sociais: novos dilemas e velhos desafios

De 27 a 30 de Setembro de 2011, no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) – UFRB, estudantes, professores e pesquisadores da área estarão reunidos no 1º Seminário da Pós Graduação em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdade e Desenvolvimento, no qual, através de apresentações de Trabalhos Científicos, serão discutidos os últimos avanços e acontecimentos das Ciências Sociais. Também serão realizadas Mesas-redondas abordando de forma abrangente ou específica aspectos relacionados às Ciências Sociais e a relação existente entre: Identidade, Diversidade Cultural, Desigualdade Social e Política de Desenvolvimento.

Luiz Bernardo Pericás participará da programação integrando a Mesa 04 – Dilemas políticos da América Latina: história e desafios atuais, com Wellington Castellucci, Gonzalo Adrián Rojas e coordenação de Diogo Valença, na quinta-feira 29 de setembro, às 14h10.

Confira a programação completa do seminário clicando aqui.

MA

28 a 30/09 | Quarta a sexta-feira

II Seminário de Economia do Trabalho

O Núcleo de Estudos e Pesquisas Marx-Engels (NEME) e a Cátedra para o Desenvolvimento – IPEA/CAPES, em parceria com o Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Maranhão, promovem o II Seminário de Economia no Trabalho“As Condições de vida da Classe Trabalhadora no Brasil”, no período de 28 a 30 de setembro de 2011, no Campus do Bacanga. O evento acontecerá no Auditório do Centro de Ciências Sociais (CCSO), no Bloco E, a partir das 18h30 até as 22h00. 

O objetivo é socializar com os alunos e pesquisadores de Ciências Econômicas a discussão das questões relativas à temática do Trabalho como meio de mediação da produção da existência social e humana, consideradas das mais cadentes na atualidade, e envolvem aspectos políticos, teóricos e até mesmo existenciais.

Mario Duayer, supervisor editorial da edição brasileira dos Grundrisse de Karl Marx, participará de debate na sexta-feira (30). Confira a programação completa do seminário no site da UFMA.

PE

23/09 a 02/10

VIII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco

A Boitempo Editorial está presente na Bienal de Pernambuco, representada pela livraria Potylivros. A livraria está localizada no Estande nº 252 da Bienal, na Av. Ronaldo Correia de Brito, com a Rua 09 e 11. Confira a programação completa da Bienal no site do evento.

Deixe um comentário