Debates de agosto

Mario Duayer e Jorge Grespan debateram os “Grundrisse” de Marx (31/08/2011 no Teatro Tucarena, em São Paulo)

A Boitempo Editorial realizou três debates em agosto de 2011, dois deles em São Paulo e um no Recife. A editora busca sempre realizar eventos da forma mais aberta e inclusiva possível. Por este motivo, os debates de São Paulo são sempre tuitados em tempo real através do perfil da editora no twitter (@editoraboitempo).

Sempre que possível, buscamos gravar os debates (em áudio ou vídeo) para distribuição posterior nas redes sociais. É com grande prazer que disponibilizamos o áudio de dois deles. Em breve, divulgaremos gravações de outros debates. Ao fim do post, confira as datas dos próximos eventos da editora.

Defesa do marxismo, de José Carlos Mariátegui

Na terça-feira, 30 de agosto, o Anfiteatro de Geografia da FFLCH/USP recebeu os historiadores Lincoln Secco (mediação), Luiz Bernardo Pericás e Yuri Martins Fontes para debater o lançamento de Defesa do marxismo, do peruano José Carlos Mariátegui. O evento contou com o apoio dos departamentos de Geografia e História da FFLCH/USP.

Luiz Bernardo Pericás (colunista do Blog da Boitempo, autor de Os cangaceiros e tradutor de Do sonho às coisas, também de Mariátegui, ambos pela Boitempo Editorial) mapeou a recepção de Mariátegui no Brasil, questionando os motivos pelos quais o autor foi pouco publicado no país. Yuri Martins Fontes (tradutor e organizador da edição brasileira de Defesa do marxismo) apresentou o livro, comentou seus ensaios e a delicadeza do autor. Lincoln Secco (colunista do Blog da Boitempo, professor da USP e autor de Caio Prado Jr., da Coleção Pauliceia editada pela Boitempo) comparou o autor peruano com Caio Prado Jr., grande intérprete da realidade nacional também pouco conhecido internacionalmente. Segundo Secco, a pouca atenção dedicada à esses autores (tão relevantes quanto seus contemporâneos marxistas dos anos 1920 – Lukács, Gramsci…) se deve ao complexo de colonizados latinoamericano.

Para ver as fotos do debate em nosso album no Facebook, clique aqui.

Para baixar o áudio do debate, clique aqui.

Grundrisse, de Karl Marx

Na quarta-feira, 31 de agosto, o Teatro Tucarena (PUC-SP) recebeu Mario Duayer e Jorge Grespan para debater a esperada tradução dos Grundrisse, de Karl Marx (os esboços para a crítica da economia política que levaria à escrita de O capital). Francisco de Oliveira, que estava anunciado como debatedor, não pôde comparecer devido a imprevistos. A mediação foi da profª Beatriz Abramides. O evento foi realizado em parceria com a Associação de Professores da PUC-SP (APROPUC) e contou com o apoio do NEHTIPO (Núcleo de Estudos de História: Trabalho, Ideologia e Poder), HIMEPE (História, Memória e Pensamento Econômico) e da Faculdade de Ciências Sociais da PUC-SP.

Jorge Grespan (economista e historiador, autor da orelha da edição brasileira dos Grundrisse) abriu o debate defendendo a necessidade da leitura dos Grundrisse para se compreender o pensamento marxiano. Segundo Grespan, acompanhar o desenvolvimento da análise de Marx, seus erros e acertos, nos permite aprender com ele. O economista ressaltou o aprendizado de Marx, ao longo da escrita, de que a melhor maneira de iniciar a crítica ao capital seria através da análise da forma-mercadoria.

Mario Duayer (supervisor editorial, tradutor e apresentador da edição brasileira) elogiou a postura marxiana de interpretação do mundo com a finalidade de agir sobre ele e apontou a originalidade presente nos Grundrisse da crítica de Marx ao trabalho (como forma de acumulação e alienação).

Para ver as fotos do debate em nosso album no Facebook, clique aqui.

Para baixar o áudio do debate, clique aqui.

***

Na quinta-feira, 1º de setembro, a Fundação Joaquim Nabuco, no Recife (PE) teve casa lotada no lançamento das Memórias de Gregório Bezerra. Em breve, fotografias e vídeo do evento.

***

Agenda – Setembro de 2011

Debate de lançamento dos Grundrissede Karl Marx (Rio de Janeiro)

Segunda-feira 05/09/11, às 18h30 no Auditório 11 da UERJ Campus Maracanã

Com a presença de José Paulo Netto, Carlos Nelson Coutinho, Virgínia Fontes e mediação de Gaudêncio Frigotto

Veja a página do evento no Facebook.

Debate de lançamento das Memórias de Gregório Bezerra (Rio de Janeiro)

Terça-feira 13/09, às 10h no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da UFRJ

Com a presença de Anita Prestes, Ivan Pinheiro, Joba Alves e Leonilde Servolo de Medeiros

Veja a página do evento no Facebook.

Debate “Gregório Bezerra e a história do comunismo no Brasil” (seguido de lançamento das Memórias de Gregório Bezerra) (São Paulo)

Quarta-feira 14/09, às 18h, na Sala 8 do Departamento de Filosofia da FFLCH/USP (integrando o IV Colóquio Marx e os Marxismos do LeMarx-USP)

Com a presença de Francisco de Oliveira, Plínio de Arruda Sampaio, João Quartim e Antônio Carlos Mazzeo.

Veja a página do evento no Facebook.

Debate de lançamento de O romance histórico, de György Lukács (São Paulo)

Em breve mais informações.

1 comentário em Debates de agosto

  1. Aguardo ansioso a gravação do áudio (ou vídeo) do evento de hoje. Parabéns a todos os envolvidos no projeto de lançamento dos Grundrisse.

    Curtir

Deixe um comentário