DANIEL BENSAÏD PRESENTE!

É com imenso pesar que a editora Boitempo presta aqui mais essa merecida e insuficiente homenagem a Daniel Bensaid, intelectual marxista que faleceu no último dia 12. Seu exemplo de modéstia, generosidade e militância, assim como suas convicções, permanecerão entre nós.

Daniel Bensaïd (1946-2010)
Filósofo e dirigente comunista francês, foi um dos militantes mais destacados dos movimentos de Maio de 1968. Um dos protagonistas da fundação Liga Comunista Revolucionária (LCR) e depois do Novo Partido Anticapitalista francês (NPA), era também professor de Filosofia da Universidade de Paris VIII e autor de muitas obras. Dentre elas, temos em português: Os irredutíveis (2008), Marx, o intempestivo (1999) e, em co-autoria com Michael Löwy, Marxismo, modernidade e utopia (2000). No proximo mês, a Boitempo lançará ainda, juntamente com o livro Sobre a questão judaica, de Karl Marx, um importante ensaio intitulado “Na e pela história: reflexões acerca de Sobre a questão judaica“.

Lançado pela Boitempo em 2008, Os irredutíveis traz as reflexões de Bensaïd, que rebate as reduções simplistas da filosofia política pós-moderna, buscando alternativas para o pensamento. Confira um trecho aqui.

Assista também uma entrevista com o autor, produzida pela TV Unicsul na ocasião do lançamento do livro em 2008:

* Entrevista por Mariana Santos

Deixe um comentário