DEBATE
Perry Anderson debate hegemonia global nos tempo atuais
Diferente da Grande Depressão de 1929, a crise recente do capital já era prevista para grande parte dos pensadores marxistas e segue uma trajetória de desaceleração econômica que começou na década de 1970. A afirmação é do historiador Perry Anderson que, em passagem pelo Brasil, realizou no dia 17 de novembro o debate o debate “A crise capitalista atual e suas consequências para a luta hegemônica”, promovido pela Boitempo Editorial e por Clacso, Cenedic e Programa de Pós-graduação em Sociologia da USP.
Perry Anderson realizou um resgate histórico das nações que foram hegemônicas no cenário global, culminando em uma reflexão sobre os dias atuais e as possibilidade de crise da hegemonia estadunidense. Regatando contribuições e limites dos legados de Robert Brenner e Giovanni Arrighi, o historiador britânico discutiu os conceitos de hegemonia e as nações que desempenharam este papel nos ciclos de acumulação do capital.
Perry Anderson nasceu em Londres, em 1938. É professor de história da UCLA, Estados Unidos, ex-editor da revista New Left Review e autor de vários livros publicados no Brasil, entre os quais Afinidades Seletivas (2002) e Considerações sobre o marxismo ocidental/ Nas trilhas do materialismo histórico (2004), lançados pela Boitempo. Seu próximo livro a ser publicado pela Boitempo, em 2010, será Spectrum.
Confira algumas fotos do debate
Deixe um comentário