LANÇAMENTO – CRÔNICAS DA MOOCA
Mino Carta e Hélio Campos Mello lançam livro Crônicas da Mooca
Os jornalistas Mino Carta e Hélio Campos Mello reuniram amigos, familiares e escritores na Livraria da Vila ontem, 24 de setembro, para o lançamento do livro Crônicas da Mooca. Com a trajetória rica de carreira e de vida dos autores, estavam entre os presentes grandes nomes do jornalismo brasileiro, como Luiz Carlos Azenha, Paulo Henrique Amorim, Ricardo Kotscho, entre outros.
Mino Carta, jornalista, escritor e pintor, vive em São Paulo desde agosto de 1946. Dirigiu as equipes criadoras do Jornal da Tarde e das revistas Quatro Rodas, Veja, Istoé e CartaCapital, da qual é diretor de redação. É autor de O castelo de âmbar (2000) e A sombra do silêncio (2003). Já Hélio Campos Mello, fotógrafo, diretor de redação da revista Brasileiros, é paulista de São Paulo e descendente de italianos de Perugia e de portugueses de Covilhã.
Em Crônicas da Mooca, Mino Carta resgata a memória do tradicional bairro paulistano – região de passado industrial que recebeu imigrantes, principalmente italianos, e acumulou tradições. As trajetórias de distintos moradores são transmitidas pelo texto envolvente e apaixonado do jornalista. Mino retoma os hábitos distintivos cultivados no bairro – entre eles a torcida pelo time de futebol, o espaço público constituído no hipódromo, a culinária e indústrias pioneiras, além de ritos típicos, como a festa de San Gennaro e o Baile da Saudade.
As fotografias de Hélio Campos Mello complementam o retrato de um dos bairros mais característicos da história paulistana. O ensaio traz flagrantes de um bairro vivo, que acumulou tradições , mas não passou inócuo pelo processo de urbanização acelerada da cidade de São Paulo.
Confira alguns registros do lançamento:
Deixe um comentário