LANÇAMENTO – CRÔNICAS DA MOOCA

Mino Carta e Hélio Campos Mello lançam livro Crônicas da Mooca

Os jornalistas Mino Carta e Hélio Campos Mello reuniram amigos, familiares e escritores na Livraria da Vila ontem, 24 de setembro, para o lançamento do livro Crônicas da Mooca. Com a trajetória rica de carreira e de vida  dos autores, estavam entre os presentes grandes nomes do jornalismo brasileiro, como Luiz Carlos Azenha, Paulo Henrique Amorim, Ricardo Kotscho, entre outros.

Mino Carta, jornalista, escritor e pintor, vive em São Paulo desde agosto de 1946. Dirigiu as equipes criadoras do Jornal da Tarde e das revistas Quatro Rodas, Veja, Istoé e CartaCapital, da qual é diretor de redação. É autor de O castelo de âmbar (2000) e A sombra do silêncio (2003).  Já Hélio Campos Mello, fotógrafo, diretor de redação da revista Brasileiros, é paulista de São Paulo e descendente de italianos de Perugia e de portugueses de Covilhã.

 Em Crônicas da Mooca, Mino Carta resgata a memória do tradicional bairro paulistano – região de passado industrial que recebeu imigrantes, principalmente italianos, e acumulou tradições. As trajetórias de distintos moradores são transmitidas pelo texto envolvente e apaixonado do jornalista. Mino retoma os hábitos distintivos cultivados no bairro – entre eles a torcida pelo time de futebol, o espaço público constituído no hipódromo, a culinária e indústrias pioneiras, além de ritos típicos, como a festa de San Gennaro e o Baile da Saudade.

As fotografias de Hélio Campos Mello complementam o retrato de um dos bairros mais característicos da história paulistana. O ensaio traz flagrantes de um bairro vivo, que acumulou tradições , mas não passou inócuo pelo processo de urbanização acelerada da cidade de São Paulo.

 Confira alguns registros do lançamento:

Mino Carta no lançamento de Crônicas da Mooca

Mino Carta no lançamento de Crônicas da Mooca

Fortunata Gajanigo ao lado de Hélio Campos no lançamento e em foto do livro
Fortunata Gajanigo ao lado de Hélio Campos no lançamento e em foto do livro
Ricardo Kotscho: "Já trabalhei com os dois, com o Mino na Istoé e com o Hélio na Brasileiros agora. Acabei de comprar o livro, ficou muito bonito e certamente será uma boa obra. Fio uma boa ideia da Boitempo"

Ricardo Kotscho: "Já trabalhei com os dois, com o Mino na Istoé e, agora, com o Hélio na Brasileiros. Acabei de comprar o livro, ficou muito bonito e certamente será uma boa obra. Foi uma boa ideia da Boitempo"

Mino com Mouzar Benedito: "O livro é curto, queria mais textos e mais fotos. O tema e os autores são muito bons, eu sei que vou ficar com vontade de ler mais".

Mino com Mouzar Benedito: "O livro é curto, queria mais textos e mais fotos. O tema e os autores são muito bons, eu sei que vou ficar com vontade de ler mais".

Mino Carta e Juca de Oliveira

Mino Carta e Juca de Oliveira

Mino autográfa livro para Luis Carlos Azenha

Mino autografa livro para Luiz Carlos Azenha

Hélio e Paulo Henrique Amorim: "Como carioca e torcedor do Fluminense, eu tenho a impressão que este livro trata de uma outra galáxia. No entanto, o talento do Mino e do Hélio me aproximam da Mooca, como dos italianos que monopolizavam as bancas de jornais do Rio de Janeiro e, como eu,  torciam pelo Fluminense. Descubro que estamos na mesma galáxia"

Hélio e Paulo Henrique Amorim: "Como carioca e torcedor do Fluminense, eu tenho a impressão de que este livro trata de uma outra galáxia. No entanto, o talento do Mino e do Hélio me aproxima da Mooca, como dos italianos que monopolizavam as bancas de jornais do Rio de Janeiro e, como eu, torciam pelo Fluminense. Descubro que estamos na mesma galáxia".

Hélio Campos Mello dá depoimento durante o lançamento

Hélio Campos Mello dá depoimento durante o lançamento

Deixe um comentário