Caio Prado Júnior

o sentido da revolução

Lincoln Secco

Coleção Pauliceia Coleção Promoção DIA DO HISTORIADOR Coleção Promoção Aniversário de São Paulo - Repensando a cidade!

R$ 42,00
eBook
Livrarias
Google Play
Preço sugerido
R$ 18,00

Longe de ser apenas uma biografia de Caio Prado Júnior, o livro de Lincoln Secco relaciona a vasta produção acadêmica de seu personagem a uma trajetória dedicada à militância política, compondo um retrato rico da vida e obra de um dos mais relevantes intelectuais marxistas brasileiros.

Caio Prado Júnior: o sentido da revolução, publicado pela Boitempo Editorial como parte da Coleção Pauliceia, traz elementos fundamentais para a compreensão das transformações, lutas sociais e conflitos enfrentados pelo Brasil durante o século XX, tornando-se, nas palavras de Ricardo Musse, autor da orelha do livro, “um esboço da história do marxismo brasileiro”. Em razão da própria trajetória pessoal do biografado, Secco constrói também um panorama da sociedade paulistana da época e dos ambientes frequentados pela destacada família Prado.

O historiador, economista, geógrafo e militante comunista Caio Prado Júnior não dissociou suas atividades intelectuais das políticas e direcionou seu pensamento para o estudo e a superação dos problemas do país em que viveu e pelo qual lutou. Tanto a originalidade de sua produção teórica como seu pioneirismo ao formular uma imagem marxista do Brasil estão contemplados na obra de Lincoln Secco.

Para o autor, trata-se de uma biografia política, focada em compreender a adesão ao marxismo e aspectos da relação, por vezes conflituosa, de Caio Prado com seu partido, o PCB. Mesmo assim, a importância cultural e histórica de sua personalidade não foi deixada de lado. Caio Prado Júnior é obra necessária para conhecer esta figura fundamental da vida brasileira em suas múltiplas dimensões.

Trecho da orelha do livro

”O leitor encontrará aqui uma bem-sucedida biografia intelectual de um autor que se recusou terminantemente a separar a vida da obra. Seguindo o modelo dos livros clássicos de Franz Mehring e Gustav Mayer – biógrafos de Karl Marx e de Friedrich Engels, respectivamente –, Lincoln Secco reconstitui tanto a trajetória pessoal, a militância comunista e a atuação política quanto a gênese, a inserção cultural e a recepção dos principais textos e do conjunto da obra de Caio Prado Jr.”
 

Notícias (24)