(os sobreviventes)

Luiz Ruffato

R$ 32,00
Livro indisponível

ESGOTADO

(os sobreviventes), de Luiz Ruffato, traz seis histórias que retratam de forma lírica a dura realidade vivida pelo povo, sem nenhum tipo de afetação ou pieguice. O amor, as virtudes e as fraquezas humanas perpassam as páginas desse livro, que foi saudado pela crítica especializada e venceu o Prêmio Casa de Las Américas de Literatura Brasileira em 2001.

Com um texto ágil e envolvente, por vezes impiedoso, Luiz Ruffato expõe a condição humana e as tragédias que envolvem o nosso cotidiano. Sem fazer concessões, suas histórias chocam para depois conquistar. As tramas são ambientadas num território marcado por fluxos migratórios da Europa, o cenário mineiro de uma decadente Cataguases.

A obra chama a atenção pelo uso elaborado de vocabulário, pelas variações inteligentes de tipologia e pela pontuação não-convencional, aludindo ao concretismo. Os seis contos de (os sobreviventes) – “A solução”, “O segredo”, “Carta a uma jovem senhora”, “A expiação”, “Um outro mundo” e “Aquário” – têm títulos fortes, que simbolizam o seu caráter universal. Possuem uma atmosfera de solidão, dor, mistério e morte.